terça-feira, 10 de julho de 2012

Estudantes vão disputar a Olimpíada Internacional de Matemática

Competição acontece até o dia 16 de julho na cidade de Mar Del Plata, na Argentina.

(JC) Seis estudantes brasileiros estão em Mar Del Plata, na Argentina, para disputar a 53º edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês). No ano passado, a equipe brasileira conquistou três medalhas de prata e três de bronze. O evento acontece até o dia 16 de julho.

A cada dia, os participantes terão que resolver três problemas em 4 horas e meia. Para a resolução das questões, eles necessitam muito mais de criatividade e habilidade matemáticas do que simplesmente conhecimentos e fórmulas aplicadas.

Franco Matheus Severo, de 16 anos, é um dos estudantes olímpicos. É a primeira vez que participa de uma competição internacional, mas é um veterano em olimpíadas de conhecimento. Ele coleciona medalhas em competições desde os 12 anos. Já são duas de ouro, duas de prata e uma de bronze conquistadas nas olimpíadas nacionais e estaduais de Matemática, de Física e de Astronomia.

Sua primeira façanha foi a medalha de prata na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Logo foi descoberto pelo Sistema Elite de Ensino, que ofereceu uma bolsa de 100% para o jovem talento e deu todo o suporte necessário para o rapaz galgar degraus ainda maiores.

Para Franco, pensar em problemas matemáticos, principalmente os olímpicos, é muito divertido. Para ele, essas questões não são uma mera aplicação de teorias: "É necessário ter ideias criativas e saber usar bem as técnicas. Além disso, a sensação de resolver um problema difícil é muito boa", ressalta.

Para Luciano Monteiro de Castro, coordenador regional da OBM, o segredo do desempenho desses jovens é o amor que têm pelo o quê fazem. Castro também é membro da comissão responsável pelo treinamento da equipe olímpica em competições internacionais envolvendo a matemática. Para ele, o segredo desses alunos é bem claro: "os campeões da matemática não abdicam da diversão para estudar. Eles se divertem estudando", enfatiza.

Sobre a IMO - A Olimpíada Internacional de Matemática é o maior evento educacional do gênero do mundo, realizada desde 1959, a competição envolve hoje a participação de cerca de 600 estudantes entre 14 e 19 anos de idade, que fazem provas em dois dias consecutivos. Em cada dia, os concorrentes resolvem provas com três problemas, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia de prova, abrangendo as disciplinas de Álgebra, Teoria dos Números, Combinatória e Geometria. O Brasil participa do evento desde 1979, conquistando desde então o total de 96 medalhas, sendo 8 de ouro, 26 de prata e 62 de bronze.

A participação brasileira na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que tem desempenhado um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas instituições públicas e privadas de todo o país.

A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Nenhum comentário:

Postar um comentário