terça-feira, 13 de março de 2012

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Astronomia são prorrogadas

Coordenação do evento, voltado para alunos dos ensinos fundamental e médio, pretende reunir um milhão de estudantes este ano

(A Crítica) As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) foram prorrogadas até o dia 23 de março, em virtude ao grande número de escolas que ainda estão se cadastrando para participar do evento.

As provas acontecem no dia 11 de maio e serão divididas em quatro níveis. Podem participar estudantes dos ensinos fundamental e médio.

De acordo com o astrônomo e coordenador nacional da OBA, Dr. João Canalle, cada prova será constituída de dez perguntas: cinco de Astronomia, três de Astronáutica e duas de Energia.

“As questões serão, em sua maioria, de raciocínio lógico”, informa.

Os estudantes mais bem classificados vão integrar as equipes que representarão o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, de 2013, além de participarem, nesse ano, das Jornadas Espacial, de Energia, de Foguetes e do Space Camp.

Mostra de Foguetes
Além da olimpíada, as escolas também poderão participar da VI Mostra de Foguetes (MOFOG). O evento avalia a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante.

Para isso, as instituições devem se cadastrar primeiramente na OBA pelo site www.oba.org.br.

A MOFOG acontece dentro da própria escola e possui quatro níveis.

Não há obrigatoriedade em relação ao número, mínimo ou máximo, de alunos participantes. Os foguetes deverão ser elaborados e lançados individualmente ou em equipe.

Após o dia 11 de maio, a escola deverá informar os nomes dos participantes e os alcances obtidos por seus foguetes.

No final, todos, incluindo professores e diretores, recebem um certificado da OBA e os estudantes que alcançarem os melhores resultados receberão medalhas.

Os estudantes do ensino médio que se destacarem na MOFOG serão convidados para IV Jornada de Foguetes.

Além de palestras com especialistas, nesse evento os participantes vão apresentar e lançar seus foguetes diante de uma comissão julgadora.

Os vencedores receberão material didático e um troféu. Ainda serão distribuídas 70 bolsas de Iniciação Científica Júnior, com duração de um ano.

Sobre a OBA
As últimas 14 edições já somam mais de 4 milhões de participantes. Só em 2011, a olimpíada distribuiu 33.307 medalhas e reuniu 803.180 alunos de 9.153 escolas de todas as regiões do país, envolvendo 64.890 professores. A expectativa desse ano é atingir a marca de um milhão.

A olimpíada recebe o apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) , do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Universidade Paulista (UNIP), do Instituto Nacional de Tecnologias e Ciências do Espaço (INespaço) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

A organização da OBA é formada por uma comissão composta por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). O grupo responsável é constituído por: João Batista Garcia Canalle (UERJ), Thaís Mothé-Diniz (UFRJ), Helio Jacques Rocha-Pinto (UFRJ), Jaime Fernando Villas da Rocha (UNIRIO) e pelo engenheiro aeroespacial José Bezerra Pessoa Filho (IAE), representando a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário