segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Jornada Espacial Aproxima Estudantes de Cientistas

















(Revista Fator / Brazilian Space) Cerca de 60 estudantes participaram, em novembro, da VII Jornada Espacial na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. Eles foram selecionados pelos resultados obtidos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Acompanhados de seus respectivos professores, os jovens visitaram o Pólo de Tecnologia Aeroespacial Brasileiro e conheceram um pouco mais sobre a atuação de pesquisadores e técnicos da área.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Também houve visitas às instalações da TV Vanguarda, onde aprenderam o processo de transmissão de TV via satélite. Os cientistas mirins ainda tiveram acesso ao Laboratório de Integração e Testes (LIT) e ao Centro de Visitantes, ambos no INPE, e puderam ver a Lua, Júpiter, Vênus e Mercúrio pelo Observatório Astronômico do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Além das visitas, o passeio científico contou com palestras sobre astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações. Os assuntos foram debatidos por uma equipe de primeira: o astronauta brasileiro Marcos Pontes e os especialistas do INPE, do IAE, do ITA e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Durante o programa, os estudantes também participaram de oficinas científicas. Entre as atividades, houve aulas de interpretação de imagens de satélites, construção e lançamento de foguetes feitos de garrafas pet, elaborados pelos próprios alunos. No Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), puderam ver vários foguetes de sondagem nacionais e a maquete em tamanho real do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1). No último dia, quatro participantes da Jornada Espacial foram selecionados e ganharam laptops, bolsas de estudo de inglês por um ano e um serviço de consultoria para auxiliá-los na escolha da profissão. A ação foi realizada em parceria com a Fundação Estudar.

Para quem deseja participar de eventos ligados às ciências espaciais, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) abrirá suas inscrições a partir de janeiro. A prova acontecerá no dia 11 de maio de 2012. Os melhores classificados poderão integrar a equipe brasileira e representar o país nas olimpíadas internacional e latino-americana, além de participarem das Jornadas Espacial, de Energia e de Foguetes.

Organizada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a Furnas Centrais Elétricas, a OBA reuniu, esse ano, mais de 800 mil estudantes do Brasil, distribuídos por cerca de 9 mil escolas, sendo representada por aproximadamente 70 mil professores. O intuito da iniciativa é disseminar a ciência espacial em todas as regiões do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário