terça-feira, 14 de junho de 2011

Cearense escolhido Embaixador da Química no Brasil

(OBQ / JC) Levindo Garcia, de 19 anos, e ex-olímpico do Programa Nacional Olimpíadas de Química, por indicação da Unesco em parceria com a Epca, foi o selecionado.

O Brasil foi um dos 15 países convidados a ter embaixadores de química, jovens entre 18 e 21 anos.

Ele participa em Berlim, na Alemanha, de 1 a 5 de outubro, da reunião anual da European Petrochemical Association (Epca) - uma rede global com sede em Bruxelas, Bélgica, que reúne mais de 600 companhias associadas e movimenta um volume de negócios de 3,2 trilhões de euros com 3,5 milhões de empregados em todo o mundo.

A reunião anual de Epca pode ser comparada com o Fórum Econômico Mundial "Davos". Neste ano a Epca festeja seu 45º aniversário nas comemorações do Ano Internacional da Química.

Garcia atuará como embaixador para universidade e para a indústria química brasileiras no período letivo 2011-2012. Destacou-se por sua brilhante atuação nas olimpíadas internacionais de química que participou representando o Brasil.

A Epca (www.epca.eu) - A Associação Europeia de petroquímica (Epca é uma associação internacional sem fins lucrativos que comanda uma rede global, grupos de estudos e plataforma para atender a Comunidade do negócio petroquímico: produtores, fornecedores, clientes e prestadores de serviços em todo o mundo. Tem sede em Bruxelas e representa mais de 600 empresas associadas.

Organiza reuniões anuais, workshops, grupos de estudos e apóia seus membros produtores de petróleo e seus derivados. Tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável, a longo prazo, das empresas petroquímicas e contribuir para melhorar da imagem pública da indústria química.

Por ocasião do Ano Internacional da Química, a Epca, juntamente com a Unesco e International Union of Pure and Applied Chemistry (Iupac), produziu o filme Química: All About You. Ele pode ser visto no site de Epca e nas redes sociais de comunicação.

Além de inglês e espanhol, ele foi produzido em mais seis línguas. O filme informa ao público em geral que a química atende às necessidades do mundo, é criativa, constrói nosso futuro, inspira jovens e celebra o contributo contínuo das mulheres para esta ciência. O filme está sendo divulgado em todo o mundo por meio das redes da Epca, Unesco e a Iupac.

Levindo Garcia - Cearense, 19 anos, estudou no Colégio Ari de Sá, em Fortaleza. Conquistou várias medalhas nacionais e, como representante do Brasil em olimpíadas internacionais, foi agraciado com medalhas de prata em Cambridge (2009) e Tóquio (2010) e medalha de ouro em Havana. Este ano foi aprovado no concurso vestibular-2011 para o Curso de Química da Unicamp e Curso de Medicina na Uece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário