sexta-feira, 1 de abril de 2011

UMinho recebe Olimpíadas de Química Júnior

Concurso visa cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas


(Ciência Hoje - Portugal) O Departamento de Química da Universidade do Minho (UMinho) recebe, no próximo sábado, as Olimpíadas da Química Júnior (OQJ), que vão envolver 120 alunos. O concurso de resolução de problemas teóricos e práticos, organizado com a Sociedade Portuguesa de Química, insere-se no Ano Internacional da Química e tem edições em simultâneo em várias universidades do país – em 2010, a edição mais participada do país foi a de Braga.

O evento pretende dinamizar o estudo e ensino da disciplina nas escolas básicas, despertar interesse por esta ciência, cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os alunos dos 8º e 9º anos e, também, aproximar as escolas básicas e as universidades. As OQJ são um concurso entre equipas de três alunos de diferentes escolas da região, que têm que efectuar uma prova teórica com questões sobre imagens, filmes e/ou animações projectadas e uma prova laboratorial com questões baseadas na observação de montagens experimentais.

As provas podem ter a forma de charadas, puzzles, jogos de pistas ou demonstrações. Cada equipa é acompanhada por um professor, que participa em actividades laboratoriais e nas palestras paralelas. Todos os intervenientes têm direito a diploma de participação e lembrança. As três melhores equipas ganham medalhas (“ouro”, “prata”, “bronze”) e um prémio surpresa. A comissão organizadora da UMinho é formada por Manuela Raposo, Sílvia Lima, Gabriela Botelho, Maria José Medeiros, Manuela Silva e Susana Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário