quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Brasil conquista medalha de prata em olimpíada internacional de astronomia

Brasileiros tiveram de calcular rota de asteroide em direção à Terra. Estudantes levaram ainda 2 medalhas de bronze e 3 menções honrosas.


(G1) O Brasil conquistou uma medalha de prata por equipes na 8ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês), disputada em Suceava, na Romênia. Os estudantes do ensino médio ganharam ainda duas medalhas de bronze e três menções honrosas nas provas individuais.

A competição reuniu 208 estudantes, de 39 países. A equipe brasileira passou algumas semanas em Passa Quatro, no Sul de Minas, para se preparar para a competição. Os jovens estudaram o céu com e sem instrumentos, fizeram provas simuladas e ainda contaram com um planetário digital móvel para estudar o céu do hemisfério norte por meio de projeções.

Já na Romênia, a prova por equipe exigiu que os alunos calculassem a trajetória de dois mísseis que deveriam atingir um asteroide em uma suposta rota de colisão com a terra. Para isso era permitido apenas o uso de barbantes, massa de modelar e régua. A prova durava 90 minutos. A equipe do Canadá ficou com a medalha de ouro.

Nas provas indificuais, envolvendo exercícios práticos e teóricos de astronomia e astrofísica, os estudantes Allan dos Santos Costa, de Bauru (SP), e Daniel Mitsutani, de São Paulo, ganharam medalha de bronze. Daniel Charles Heringer Gomes, de Mogi das Cruzes (SP), Felipe Vieira Coimbra, de Teresina (PI), e Pedro Guimarães Martins (Belo Horizonte), receberam a menção honrosa. Os líderes da equipe foram os astrônomos Dr. Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFScar) e Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI).
----
Matérias similares no Portal BrasilO PovoExameInfo, FolhaUOLCorreio BrazilienseAstronomia Brasileira - SAB e Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário