segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Inscrições para a 10ª Obmep começam nesta segunda-feira

Na mesma data, Impa lança portal com videoaulas e exercícios interativos relativos ao conteúdo cobrado na competição

(JC) Começam nesta segunda-feira as inscrições para a 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2014. Responsável pela competição, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) lança na mesma data o Portal da Matemática, com vídeoaulas, exercícios interativos e outros materiais relativos ao conteúdo cobrado na competição.

Podem se inscrever na olimpíada todas as escolas públicas do país com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio. O procedimento deve ser feito por meio do site da competição. As inscrições vão até 21 de março, e a prova da primeira fase será no dia 27 de maio.

Os alunos que participam da Olimpíada são divididos em três níveis: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental fazem a prova do nível 1; já os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental fazem a prova do nível 2; e os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio fazem a prova do nível 3.

A OBMEP é realizada em duas fases: na 1ª fase, a prova é composta por 20 questões de múltipla escolha e é realizada nas próprias escolas. Cabe a cada colégio fazer a correção das provas dos níveis 1, 2 e 3 (com base em um gabarito enviado pela coordenação da OBMEP) e selecionar os 5% dos alunos com melhor pontuação.

Os 5% dos alunos de cada escola com melhor desempenho na 1ª fase se classificam para a 2ª fase. Nesta etapa, que define os medalhistas e ganhadores de menções honrosas, os participantes fazem uma prova com seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e o raciocínio utilizados. A prova da 2ª fase acontece em cerca de nove mil centros de aplicação espalhados pelo país e é corrigida por professores indicados pelas coordenações regional e nacional da Olimpíada.

Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.

De acordo com o Impa, a olimpíada mobiliza mais de 19 milhões de alunos de cerca de 47 mil escolas (localizadas em 99,3% dos municípios brasileiros). Em 2014, serão 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze), além de 46.200 ganhadores de menções honrosas.

Portal da Matemática
Nos dez anos da OBMEP, o Impa lança o Portal da Matemática com videoaulas de dez minutos sobre tópicos da grade curricular da educação nacional do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio.

- As videoaulas são ministradas por ótimos professores. É uma iniciativa para democratizar um ensino de excelência. A ideia é alcançar alunos, claro, e também inspirar os professores de todo o país - explica Claudio Landim, diretor-adjunto do instituto ligado ao Ministério da Ciência e da Tecnologia e conhecido por sua excelência em pesquisa e no ensino de pós-graduação (mestrado e doutorado).

O portal é dividido por séries. No espaço do 8º ano, por exemplo, há aulas sobre assuntos desta fase escolar, segmentados em módulos. Cada módulo lista pré-requisitos exigidos para se entender o tema e tem uma introdução. O portal oferece ainda exercícios e apostilas em PDF.
----
Matéria similar no O Globo
----
E mais:
Encontro prepara alunos de escolas públicas para olimpíadas de matemática (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário