quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Foguete Criado por Alunos do IFRO Vence Olimpíada Nacional

Equipe do IFRO alcançou a maior distância do País no lançamento do foguete




(Rondôniadinâmica / Brazilian Space) Os estudantes do Campus Porto Velho/Zona Norte do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), que participaram da XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronaútica (OBA) e da V Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG), receberam na manhã desta segunda-feira, 31, os certificados de participação no evento. Na oportunidade, houve a entrega da medalha de bronze ao aluno Joseph Matheus da Silva Luiz (Curso Técnico em Informática), selecionado entre os mil melhores do País. A comemoração ficou completa com a conquista do primeiro lugar no campeonato nacional de lançamento de foguetes.

A equipe do IFRO alcançou a maior distância do País no lançamento do foguete. Na OBFOG, 643 escolas realizaram testes de lançamento de foguetes Mais de oitocentos mil alunos de nove mil estabelecimentos de ensino fundamental e médio de todo país enviaram trabalhos.O IFRO inscreveu cerca de 60 alunos, que foram orientados pelo professor de Física, Tarso Leite. “Esse resultado mostra nosso compromisso com a pesquisa e o ensino na área de astronomia, além do empenho dos professores”, comenta Tarso.

O foguete desenvolvido pelos alunos foi construído com garrafa pet, madeira, turbos de pvc e alimentado com vinagre e bicarbonato de sódio. Todo o processo de criação levou em média um mês. Estudante do Curso Técnico em Edificações e membro da equipe vencedora, Felipe Israel, diz que o campeonato contribui com seu aprendizado. “Nós criamos mais conhecimento e a cada projeto nos aperfeiçoamos”, argumenta.

Organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Astronomia (SBA), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA e a OBFOG visam à motivação de alunos e professores interessados, voluntariamente, em melhorar seu entendimento sobre Astronomia e Astronáutica. Cerca de 60 alunos de vários cursos do IFRO se envolveram com o campeonato e a equipe vencedora foi composta por quatro alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário