segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Olimpíada de astronomia atrai estudantes da América do Sul

(O Dia) O Brasil será sede, pela segunda vez, da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), que acontece de 23 a 30, no Rio de Janeiro e em Passa Quatro, Minas Gerais.

São esperados cerca de 40 estudantes do Ensino Médio de oito países da América Latina: além do Brasil estarão presentes alunos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai, que conhecerão o planetário,na Gávea, e o Laboratório Nacional de Astrofísica de Brazópolis, em Minas Gerais, onde estão os maiores telescópios de uso profissional no país.

Na competição estudandil, o Brasil já conquistou, até hoje, seis medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze.

A olimpíada será dividida em parte teórica, prática e de reconhecimento do céu. Na primeira etapa os candidatos farão, no Rio de Janeiro, prova individual de reconhecimento do céu projetado na cúpula do Planetário. Depois, em Passa Quatro, os participantes farão um exame teórico em trios compostos por integrantes de diferentes nacionalidades.

Nos dias seguintes, esses mesmos grupos vão participar de um desafio de lançamento de foguetes feitos de garrafas pet. As últimas avaliações serão individuais e vão exigir o reconhecimento do céu real, o manuseio de telescópio e uma prova teórica.
----
Matéria similar no Brazilian Space



----
E mais:
Estudantes lançam foguetes em jornada científica (JC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário