terça-feira, 22 de março de 2011

Unicamp recebe estudantes olímpicos de química

(Unicamp / JC) Atividade envolve 16 estudantes selecionados pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química e integra a programação do Ano Internacional da Química no Brasil.

Durante 15 dias os estudantes participam de atividades científicas no Instituto de Química da Unicamp. Além de visitas a laboratórios e museu de ciências eles participam do Curso de Aprofundamento e Excelência em Química ministrado por docentes do IQ. O curso tem por finalidade preparar e selecionar os estudantes que representarão o Brasil em duas olimpíadas internacionais que ocorrem este ano, a 43rd International Chemistry Olympiad programada para julho, na Turquia, e a 16ª Olimpíada Iberoamericana de Química, em setembro em Teresina (PI).

O grupo é composto por dois estudantes de São Paulo, um do Piauí e 13 do Ceará, todos eles do ensino médio, destes, cinco são mulheres. Esse curso constitui a Fase 5 da OBQ e é realizado anualmente em uma das universidades integrantes do Programa Nacional Olimpíadas de Química, em 2012 será ministrado por professores do Programa de Pós-graduação em Química da UFMG.

Os participantes do curso foram escolhidos em um processo seletivo nacional realizado em quatro fases a primeira envolvendo 165 mil estudantes do ensino médio e fundamental e na última, com os 40 estudantes mais bem classificados nas etapas anteriores, foram avaliadas as habilidades com experimentação química. As próximas duas fases finais estarão sob a responsabilidade do Instituto de Química da Unicamp.

A Olimpíada Brasileira de Química é uma iniciativa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), organizada pela Associação Brasileira de Química, com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do CNPq.

Mais informações no site: www.obquimica.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário