Portugal vai estar representado nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia por um estudante brasileiro de uma escola secundária de Lisboa, que venceu as provas de apuramento realizadas sexta-feira na ilha açoriana de S. Miguel.
(DN - Portugal) Depois de receber hoje no Observatório Astronómico de Santana (OASA) o mais importante prémio das Olimpíadas portuguesas de Astronomia, que lhe garante a presença nas provas internacionais previstas para agosto no Rio de Janeiro, Mateus Marreiros sublinhou que a iniciativa representou a primeira oportunidade de usar um telescópio.
Em declarações à agência Lusa, o aluno de 17 anos da secundária Eça de Queirós reconheceu, mesmo, que a utilização do equipamento de observação dos astros constituiu a principal dificuldade das provas.
"Tive dificuldade em fazer a prova prática porque nunca tinha usado um telescópio antes e não sabia a posição das estrelas", referiu Mateus Marreiros, que vive há quatro anos em Lisboa.
Sobre as suas expetativas em relação às Olimpíadas Internacionais, disse "ser engraçado" e que está "ansioso para lá ir", acrescentando que a sua relação com a Astronomia começou há pouco tempo, apesar de sempre ter "gostado espaço e do universo".
O segundo lugar das Olímpicas portuguesas da Astronomia foi conquistado por uma aluna do 12.º ano na Escola Secundária da Ribeira Grande Mariana Sousa Paiva, primeira estudante dos Açores a participar nas provas, que este ano cumpriram a sua sétima edição.
Na cerimónia de entrega dos prémios, o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, destacou o empenho do Executivo açoriano na promoção do desenvolvimento das ilhas no domínio da "economia do conhecimento".
Segundo assegurou, os diversos projetos e programas apoiados pelo Governo Regional em matéria de investigação científica e empreendimentos tecnológicos "não são feitos ao acaso", enquadrando-se num plano que "está a fazer o seu caminho".
A fase final das Olimpíadas portugueses da Astronomia, realizada pela primeira vez fora do Continente, envolveu uma dezena de alunos dos 11.º e 12.º anos selecionadas em escolas de várias regiões do país.
segunda-feira, 28 de maio de 2012
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Pernambuco participa de Olimpíada Latino Americana de Astronomia
Essa é a quarta edição da olimpíada e a primeira vez que Pernambuco é representado. "Gosto muito da área, principalmente de cosmologia. Comecei olhando estrelas e há uns dois anos fui me aprofundando na área, lendo artigos na internet", conta Larissa. Em abril, a jovem havia participado da última etapa da seletiva nacional para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica e foi a única do Estado nesta seletiva.
O resultado foi divulgado pelo Comitê de Criação e Desenvolvimento da Olimpíada Brasileira de Astronomia (CCD). A 4ª OLAA será realizada no período de 9 a 15 de setembro, na cidade de Barranquilha, Colômbia.
Coordenador do Núcleo de Astronomia da IFPE, Guilherme Perreira orientou Larissa nos estudos para alcançar a classificação. "A equipe é composta de 5 estudantes, sendo três de São Paulo e um do Piauí. Larissa é Pernambuco nas olimpíadas, é um incentivo para nosso estado. Não possuímos nenhum departamento de astronomia em nossas universidades, nem sequer um telescópio", enfatiza.
Ainda de acordo com o professor, o sertão de Pernambuco é um local ideal para o estudo da astronomia. "O interior pernambucano possui um clima seco, além de ser um lugar alto. Isso facilita a visibilidade os corpos celestes", esclarece.
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Última fase da Olimpíada de Biologia acontece no fim de semana
(JC) No próximo dia 27 de maio, cerca de 2.600 alunos de todo o País participam da segunda, e última fase, da 8ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB).
Organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), a competição envolveu mais de 70 mil estudantes na primeira etapa. Participam alunos de ensino médio e pré-universitários. Os melhores classificados podem representar o Brasil nas etapas internacional e iberoamericana, em Cingapura e em Portugal, respectivamente.
"A prova deste ano irá testar os alunos em conhecimentos atuais no campo das Ciências da Vida, que tem sido a tônica das provas das Olimpíadas Internacionais de Biologia", informa o coordenador nacional da OBB, Rubens Oda.
O resultado final da OBB será divulgado no dia 8 de junho. Os oito primeiro colocados na segunda fase serão treinados em laboratórios da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e no Instituto de Tecnologia ORT, no Rio de Janeiro.
"A OBB é sempre uma grande oportunidade para melhorar a qualidade do ensino da Biologia no País e, sobretudo, para motivar o interesse pelas ciências da vida. Representarmos o Brasil com grande mérito nas etapas internacionais", enfatiza a presidenta da ANBio, Leila Macedo.
O Regulamento para a 8º edição da OBB encontra-se no site oficial (www.anbiojovem.org.br). Lá os participantes podem tirar todas as dúvidas.
Organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), a competição envolveu mais de 70 mil estudantes na primeira etapa. Participam alunos de ensino médio e pré-universitários. Os melhores classificados podem representar o Brasil nas etapas internacional e iberoamericana, em Cingapura e em Portugal, respectivamente.
"A prova deste ano irá testar os alunos em conhecimentos atuais no campo das Ciências da Vida, que tem sido a tônica das provas das Olimpíadas Internacionais de Biologia", informa o coordenador nacional da OBB, Rubens Oda.
O resultado final da OBB será divulgado no dia 8 de junho. Os oito primeiro colocados na segunda fase serão treinados em laboratórios da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e no Instituto de Tecnologia ORT, no Rio de Janeiro.
"A OBB é sempre uma grande oportunidade para melhorar a qualidade do ensino da Biologia no País e, sobretudo, para motivar o interesse pelas ciências da vida. Representarmos o Brasil com grande mérito nas etapas internacionais", enfatiza a presidenta da ANBio, Leila Macedo.
O Regulamento para a 8º edição da OBB encontra-se no site oficial (www.anbiojovem.org.br). Lá os participantes podem tirar todas as dúvidas.
terça-feira, 22 de maio de 2012
Final das Olimpíadas 2012 esta semana nos Açores
Os três primeiros classificados recebem como prémios cheques prenda válidos para compra de produtos de Astronomia
(Ciência Hoje - Portugal) O Observatório Astronómico de Santana – na ilha de São Miguel (Açores) – acolhe a final nacional da 7ª edição das Olimpíadas de Astronomia, a decorrer já na próxima sexta e sábado. A iniciativa é realizada anualmente pela Sociedade Portuguesa de Astronomia para alunos entre os 10º e 12º anos e tem como objectivos incentivar o interesse pela ciência em geral e pela Astronomia, enriquecer os conhecimentos sobre esta área, promover o contacto com a realidade da Astronomia como ciência e profissão em Portugal e estimular o pensamento científico. É a primeira vez que a final se realiza nos Açores.
Após uma eliminatória regional que contou com mais de uma centena de alunos do ensino secundário, dez participantes irão concorrer pelo primeiro lugar na competição. O(A) vencedor(a) representará Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia, que este ano se realizam no Rio de Janeiro (Brasil), de 4 a 14 de Agosto.
Os três primeiros classificados recebem como prémios cheques prenda válidos para compra de produtos de Astronomia além de participarem no campo de férias de astronomia AstroCamp 2012 que se realiza em Agosto no Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno de Bico – Paredes de Coura.
Para além das provas, haverá um programa cultural que contempla uma visita ao Observatório Microbiano dos Açores (OMIC), onde está patente a exposição «Microrganismos uma Forma de Vida Oculta», e ainda uma visita à Poça da Dona Beija.
----
Matéria similar no RTP
(Ciência Hoje - Portugal) O Observatório Astronómico de Santana – na ilha de São Miguel (Açores) – acolhe a final nacional da 7ª edição das Olimpíadas de Astronomia, a decorrer já na próxima sexta e sábado. A iniciativa é realizada anualmente pela Sociedade Portuguesa de Astronomia para alunos entre os 10º e 12º anos e tem como objectivos incentivar o interesse pela ciência em geral e pela Astronomia, enriquecer os conhecimentos sobre esta área, promover o contacto com a realidade da Astronomia como ciência e profissão em Portugal e estimular o pensamento científico. É a primeira vez que a final se realiza nos Açores.
Após uma eliminatória regional que contou com mais de uma centena de alunos do ensino secundário, dez participantes irão concorrer pelo primeiro lugar na competição. O(A) vencedor(a) representará Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia, que este ano se realizam no Rio de Janeiro (Brasil), de 4 a 14 de Agosto.
Os três primeiros classificados recebem como prémios cheques prenda válidos para compra de produtos de Astronomia além de participarem no campo de férias de astronomia AstroCamp 2012 que se realiza em Agosto no Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno de Bico – Paredes de Coura.
Para além das provas, haverá um programa cultural que contempla uma visita ao Observatório Microbiano dos Açores (OMIC), onde está patente a exposição «Microrganismos uma Forma de Vida Oculta», e ainda uma visita à Poça da Dona Beija.
----
Matéria similar no RTP
segunda-feira, 21 de maio de 2012
OBF no Dia do Físico
A primeira fase, local, é realizada nas unidades escolares e é seletiva para a segunda fase, regional, que acontecerá no dia 11 de agosto, nas diversas sedes regionais espalhadas por inúmeras cidades do Brasil. Quem passar por esta segunda etapa conquista o direito de ir para a finalíssima, nacional, que acontece nas sedes estaduais, no dia 6 de outubro.
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Brasil sedia a 2ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Além do Brasil, participam as delegações da Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
(JC) O Brasil sediará a 2ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), competição que acontecerá entre os dias 20 e 28 de julho, na cidade de Salvador (BA).
O evento é uma iniciativa que envolve a participação de jovens estudantes, de até 18 anos, que foram selecionados exclusivamente por seu talento matemático para representar, junto aos seus professores, os oito países de expressão portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
O Brasil será representado pelos estudantes Daniel Santana Rocha do Rio de Janeiro (RJ), Daniel Lima Braga de Eusébio (CE), Murilo Corato Zanarella de Amparo (SP) e Victor Oliveira Reis de Recife (PE), todos premiados na 33ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A equipe brasileira será liderada pelos professores Marcelo Mendes de Oliveira de Fortaleza (CE) e Guilherme Philippe Figueiredo de São Paulo (SP).
A iniciativa, que faz parte de uma estratégia conjunta para a melhoria do ensino em todos os níveis, tem como objetivos fortalecer e estimular o estudo da Matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade, detectar jovens talentos nesta ciência e incentivar a troca de experiências entre os países participantes.
"A realização da olimpíada é um acontecimento importante, não só para a comunidade dos professores e matemáticos brasileiros, mas também para o nosso ensino de nível fundamental e médio em geral", afirmou a coordenadora do evento, Luzinalva Miranda de Amorim.
Jornada - Além da olimpíada, será realizada a 1ª Jornada do Ensino da Matemática. Durante o evento, que acontecerá nos dias 21 e 22 de julho, serão oferecidas palestras e sessões de trabalho sobre problemas de Matemática. A jornada, cujas inscrições são gratuitas, é voltada para professores e alunos das redes Federal, Municipal e Estadual do Estado da Bahia.
Histórico - A competição, que foi realizada pela primeira vez na cidade Portuguesa de Coimbra em 2011, contou com a participação de 23 estudantes representantes de apenas seis países de língua oficial portuguesa. Na oportunidade, o Brasil conquistou um total de quatro medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze, ficando com a primeira colocação entre os países participantes.
O evento é uma organização conjunta do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação do Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCTMat).
Para mais informações sobre a competição, acesse: www.2omcplp.com.br.
(JC) O Brasil sediará a 2ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), competição que acontecerá entre os dias 20 e 28 de julho, na cidade de Salvador (BA).
O evento é uma iniciativa que envolve a participação de jovens estudantes, de até 18 anos, que foram selecionados exclusivamente por seu talento matemático para representar, junto aos seus professores, os oito países de expressão portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
O Brasil será representado pelos estudantes Daniel Santana Rocha do Rio de Janeiro (RJ), Daniel Lima Braga de Eusébio (CE), Murilo Corato Zanarella de Amparo (SP) e Victor Oliveira Reis de Recife (PE), todos premiados na 33ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A equipe brasileira será liderada pelos professores Marcelo Mendes de Oliveira de Fortaleza (CE) e Guilherme Philippe Figueiredo de São Paulo (SP).
A iniciativa, que faz parte de uma estratégia conjunta para a melhoria do ensino em todos os níveis, tem como objetivos fortalecer e estimular o estudo da Matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade, detectar jovens talentos nesta ciência e incentivar a troca de experiências entre os países participantes.
"A realização da olimpíada é um acontecimento importante, não só para a comunidade dos professores e matemáticos brasileiros, mas também para o nosso ensino de nível fundamental e médio em geral", afirmou a coordenadora do evento, Luzinalva Miranda de Amorim.
Jornada - Além da olimpíada, será realizada a 1ª Jornada do Ensino da Matemática. Durante o evento, que acontecerá nos dias 21 e 22 de julho, serão oferecidas palestras e sessões de trabalho sobre problemas de Matemática. A jornada, cujas inscrições são gratuitas, é voltada para professores e alunos das redes Federal, Municipal e Estadual do Estado da Bahia.
Histórico - A competição, que foi realizada pela primeira vez na cidade Portuguesa de Coimbra em 2011, contou com a participação de 23 estudantes representantes de apenas seis países de língua oficial portuguesa. Na oportunidade, o Brasil conquistou um total de quatro medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze, ficando com a primeira colocação entre os países participantes.
O evento é uma organização conjunta do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação do Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCTMat).
Para mais informações sobre a competição, acesse: www.2omcplp.com.br.
terça-feira, 15 de maio de 2012
Alunos do Didálvi finalistas nas Olimpíadas de Astronomia
A final é constituída por duas provas: uma teórica e outra prática que inclui o manuseamento de telescópios, sendo, por isso, realizada à noite. Estes alunos serão acompanhados pelos professores de Física e Química David Ferreira e Vítor Garim.
O vencedor da final nacional tem a oportunidade de participar nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA) que se realizará no Rio de Janeiro (Brasil) entre os dias 4 e 14 de Agosto.
O Pedro e a Mónica conseguiram o 8º e 9º lugares na prova Regional que se realizou na Sociedade Científica ORION em Braga, no passado dia 13 de abril. Na prova foram colocadas diversas questões sobre astronomia e astrofísica com o objetivo de avaliar os conhecimentos teóricos e experimentais.
É de salientar que nos últimos 4 anos, o Didálvi contou com 3 participações nas Finais Nacionais das Olimpíadas de Astronomia: em 2008 com o Vítor Lima; em 2009 com o Tiago Portela e em 2010 com o César Carpinteiro.
Assinar:
Postagens (Atom)



