(Agência Brasil/JB) O Ministério da Educação (MEC) quer organizar para 2013 uma Olimpíada do Conhecimento. O intuito do ministro Aloizio Mercadante é “fortalecer o movimento”, caracterizado, nos últimos anos, pela multiplicação das competições escolares pelo país que testam o conhecimento dos alunos em diversas áreas: português, matemática, biologia, geografia, química, história e até astronomia. A ideia do governo agora é unificar as duas competições organizadas pela pasta – a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada da Língua Portuguesa – adicionando conteúdos de ciência.
O projeto de Mercadante é, a partir da experiência da Olimpíada do Conhecimento, organizar, no Brasil, uma competição internacional para estudantes de diferentes países. A ideia é que a primeira edição do projeto ocorra em 2016, paralela às Olimpíadas do Rio de Janeiro.
“O melhor da herança olímpica que nós podemos deixar para as futuras gerações é exatamente esse espírito olímpico ligado ao conhecimento e ao esporte”, defendeu o ministro.
Na avaliação do MEC, as olimpíadas têm impacto positivo na aprendizagem. As inscrições para edição 2012 da OBMEP terminaram na última semana com um recorde de inscritos: 46 mil escolas e 19,2 milhões de alunos participantes.
De acordo com o ministro, como as competições têm metodologias diferentes, será necessário organizar um grupo de trabalho para unificar os eventos, inclusive os calendários. Para a olimpíada de ciências, o MEC deverá fechar uma parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
quinta-feira, 5 de abril de 2012
terça-feira, 3 de abril de 2012
Olimpíada Brasileira de Matemática recebe inscrições até o dia 30 de abril
Colégios das redes pública e particular podem participar.
(JC) Estão abertas, até o dia 30 de abril, as inscrições para a 34ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição envolve a participação de professores e alunos das redes pública e particular de todo o País. As instituições interessadas devem fazer o cadastro mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível na página: www.obm.org.br. As inscrições são gratuitas.
A competição é uma iniciativa destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, alunos do Ensino Médio e estudantes universitários de graduação. Para o coordenador geral da OBM, Carlos Gustavo Moreira, "a olimpíada desempenha um importante papel relacionado à melhoria do ensino e à descoberta de talentos para a pesquisa em matemática e ciências afins, além de estimular o pensamento criativo dos jovens participantes", disse. Em 2011, mais de 190 mil alunos e seus professores participaram da olimpíada que é aplicada em três fases. Este ano a prova da primeira fase será realizada, 16 de junho, a segunda fase, 22 de setembro e a terceira e última fase nos dias 27 e 28 de outubro. A divulgação dos resultados acontecerá durante o mês de dezembro.
Premiação - Como parte da premiação serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Os medalhistas ainda serão convidados a participar da 16ª Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2013. Além das medalhas e prêmios, os estudantes terão a oportunidade de participar do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de Matemática.
Sobre a OBM - A Olimpíada Brasileira de Matemática, competição realizada desde 1979, é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).
----
Matéria similar na Agência Fapesp
----
E mais:
Estudo mostra impacto positivo das Olimpíadas de Matemática na educação básica (JC)
(JC) Estão abertas, até o dia 30 de abril, as inscrições para a 34ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição envolve a participação de professores e alunos das redes pública e particular de todo o País. As instituições interessadas devem fazer o cadastro mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível na página: www.obm.org.br. As inscrições são gratuitas.
A competição é uma iniciativa destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, alunos do Ensino Médio e estudantes universitários de graduação. Para o coordenador geral da OBM, Carlos Gustavo Moreira, "a olimpíada desempenha um importante papel relacionado à melhoria do ensino e à descoberta de talentos para a pesquisa em matemática e ciências afins, além de estimular o pensamento criativo dos jovens participantes", disse. Em 2011, mais de 190 mil alunos e seus professores participaram da olimpíada que é aplicada em três fases. Este ano a prova da primeira fase será realizada, 16 de junho, a segunda fase, 22 de setembro e a terceira e última fase nos dias 27 e 28 de outubro. A divulgação dos resultados acontecerá durante o mês de dezembro.
Premiação - Como parte da premiação serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Os medalhistas ainda serão convidados a participar da 16ª Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2013. Além das medalhas e prêmios, os estudantes terão a oportunidade de participar do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de Matemática.
Sobre a OBM - A Olimpíada Brasileira de Matemática, competição realizada desde 1979, é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).
----
Matéria similar na Agência Fapesp
----
E mais:
Estudo mostra impacto positivo das Olimpíadas de Matemática na educação básica (JC)
segunda-feira, 2 de abril de 2012
quarta-feira, 28 de março de 2012
Ponta Porã se prepara para Olimpíada Brasileira de Informática
Em Ponta Porã, dezenas de alunos matriculados nas escolas municipais estarão recebendo um treinamento especial visando participar da OBI. O treinamento será oferecido pela secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, o NTEM, em parceria com a Universidade federal de Mato Grosso do Sul – campus de Ponta Porã. A OBI é dividida em duas modalidades. Modalidade I iniciação: prova teórica com problemas de lógica sem uso do computador (apenas lápis e papel). Esta competição, cujo objetivo é detectar talentos para a computação, é disputada em dois níveis: Nível 1: alunos do 6º e 7º ano. Nível 2: alunos do 8º e 9º ano. Na Modalidade II programação: prova prática. Nela são abordados temas como problemas de computação para serem resolvidos em alguma linguagem de programação (uso do laboratório). Três níveis: Nível Júnior: alunos do ensino fundamental. Nível 1: alunos até 2º. Ano do ensino médio. Nível 2: alunos até o 3º. Ano do ensino médio ou que concluíram até dezembro/2011.
Premiação
Os melhores classificados da Modalidade Iniciação recebem convite para participar de curso de introdução à programação na UNICAMP ou na UFMS; já os melhores classificados da Modalidade Programação recebem convite para participar de curso de programação AVANÇADA na UNICAMP ou na UFMS; O curso oferecido aos sessenta melhores classificados na olimpíada será o de lógica e programação usando a Linguagem C, ministrado por Acadêmicos do Curso de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do CPPP.
Datas
No dia 14/04/2012 acontecerá nas escolas municipais que possuem do 6º ao 9º ano a prova teórica (modalidade I), da OBI que será aplicada pelo professor da STE (Sala de Tecnologia Educacional). Nos dias 09/04 a 12/04 será realizado na UFMS, campus de Ponta Porã, um treinamento intensivo, para os alunos que participaram da modalidade I no ano de 2011. Estas são as escolas municipais envolvidas: Ignês Andreazza, Jardim Ivone, João Carlos Pinheiro Marques, Manoel Martins, Maria Lígia, Ramiro Noronha e São João.
terça-feira, 27 de março de 2012
Olimpíada Educacional poderá trazer recursos à educação e estimular estudantes
(Agência Ciência Web) Uma Olimpíada que vai gerar não apenas talentos para o esporte brasileiro, mas mentes afiadas para a educação e a ciência do País, além de importantes recursos destinados ao ensino. Essa foi a proposta encaminhada, no início de março, pelo coordenador de projetos do Instituto de Estudos Avançados (IEA) – Polo São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), professor Sérgio Mascarenhas, aos ministros da Educação, Aloísio Mercadante, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.
A ideia é que a primeira Olimpíada Educacional Internacional seja realizada em 2016, paralelamente aos Jogos Olímpicos no Brasil, e tenha a mesma periodicidade do evento esportivo. Atualmente, já existem Olimpíadas de Matemática, Computação, Robótica, Química e Física, entre outras áreas. Segundo Mascarenhas, essas iniciativas seriam aproveitadas, porém com um caráter mais global e interdisciplinar, incluindo ainda gestão, planejamento estratégico e caráter empresarial. “As Olimpíadas Educacionais serão realizadas em redes de Centros Olímpicos Educacionais e Museus de Ciências, os quais podem ser utilizados pela população após o término do evento, como acontece com piscinas, estádios e hoteis no caso dos Jogos Olímpicos”, explica ele.
O professor sugere ainda a criação de uma Paraolimpíada Educacional, destinada a crianças com problemas de aprendizagem, e uma Olimpíada Educacional para Idosos, para estimular a educação continuada.
A proposta será apresentada em breve ao ministro do Esportes, Aldo Rebelo, já que a iniciativa estará ligada a um evento esportivo. Para a concretização do projeto, porém, são necessárias ainda a criação de um Comitê Olímpico Educacional Brasileiro, que envolverá os ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia e Esportes, e a oficialização do evento pela Unesco e pela ONU.
“A Olimpíada Educacional dará retorno não apenas para sua própria continuidade, mas poderá adicionar recursos faltantes às atividades educacionais da humanidade”, afirma Mascarenhas.
quinta-feira, 22 de março de 2012
O Brasil promove pela primeira vez a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

(ON) Olimpíada acontece de quatro em quatro anos, certo?
Para estudantes do ensino médio de todo o mundo, não. Em agosto deste ano, estudantes dos cinco continentes desembarcarão no Rio de Janeiro para participar de uma olimpíada diferente: a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que será realizada no município de Vassouras/RJ. Nesta competição, reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU), a associação mundial dos astrônomos profissionais, os equipamentos são telescópios, calculadoras, muita criatividade e aplicação. No Brasil, os estudantes são selecionados a partir da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada desde 1998.
A organização da IOAA determina que cada país participante se comprometa com a realização de uma edição da Olimpíada, arcando com todas as despesas relativas à estadia dos participantes e organização geral do evento. Para tal, é necessário o apoio de diferentes setores da sociedade.
Assim, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por intermédio do CNPq e de seus Institutos de Pesquisa com foco em Astronomia – Observatório Nacional, Museu de Astronomia e Ciências Afins e Laboratório Nacional de Astrofísica; o Ministério da Educação, por meio da CAPES e do Observatório do Valongo (UFRJ); o Governo do Estado do Rio de Janeiro, com a Faperj, a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, e a Prefeitura de Vassouras estão unidos para apoiar o evento que reunirá equipes de 30 países, entre os dias 4 e 14 de agosto de 2012, na primeira olimpíada científica de nível mundial em solo brasileiro.
Como país sede, o Brasil tem direito a duas equipes. Todos os estudantes farão, como nas outras edições, as três modalidades de prova: observacional, na qual demonstram seus conhecimentos sobre o céu; teórica, resolvendo problemas de astronomia e astrofísica; e prova prática, na qual utilizam e interpretam dados como um astrônomo profissional.
----
Matéria similar no JC
quarta-feira, 21 de março de 2012
Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até dia 30
(JC) A edição 2011 da Olimpíada Brasileira de Matemáticas das Escolas Públicas (Obmep) teve mais de 18 milhões de alunos e de 44 mil escolas participantes.
As inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemáticas das Escolas Públicas (Obmep 2012) se encerram no dia 30 de março. O site da competição é o caminho para as inscrições: http://www.obmep.org.br/.
A olimpíada foi criada para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o País. É dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e aos alunos do ensino médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas.
A Obmep é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A competição é considerada a maior do mundo em relação ao número de participantes. O quadro de participação tem sido crescente em número de alunos e escolas desde a primeira edição, em 2005, da qual cerca de 10 milhões de estudantes e 31 mil escolas participaram. Hoje, as atividades envolvem mais de 99% dos municípios.
Sobre a última edição - A edição 2011 teve mais de 18 milhões de alunos e de 44 mil escolas participantes. Receberão medalhas 3.200 alunos e outros 30 mil serão contemplados com menção honrosa. São 500 alunos com medalhas de ouro, 900 alunos com medalhas de prata, 1.800 alunos com medalhas de bronze e outros 30 mil alunos receberão menção honrosa. Além disso, 131 professores serão premiados devido ao desempenho de seus alunos e 117 escolas e 60 secretarias de Educação também serão contempladas.
As medalhas de ouro serão entregues pela presidente Dilma Rousseff em cerimônia no Rio de Janeiro, em data a ser marcada.
As inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemáticas das Escolas Públicas (Obmep 2012) se encerram no dia 30 de março. O site da competição é o caminho para as inscrições: http://www.obmep.org.br/.
A olimpíada foi criada para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o País. É dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e aos alunos do ensino médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas.
A Obmep é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A competição é considerada a maior do mundo em relação ao número de participantes. O quadro de participação tem sido crescente em número de alunos e escolas desde a primeira edição, em 2005, da qual cerca de 10 milhões de estudantes e 31 mil escolas participaram. Hoje, as atividades envolvem mais de 99% dos municípios.
Sobre a última edição - A edição 2011 teve mais de 18 milhões de alunos e de 44 mil escolas participantes. Receberão medalhas 3.200 alunos e outros 30 mil serão contemplados com menção honrosa. São 500 alunos com medalhas de ouro, 900 alunos com medalhas de prata, 1.800 alunos com medalhas de bronze e outros 30 mil alunos receberão menção honrosa. Além disso, 131 professores serão premiados devido ao desempenho de seus alunos e 117 escolas e 60 secretarias de Educação também serão contempladas.
As medalhas de ouro serão entregues pela presidente Dilma Rousseff em cerimônia no Rio de Janeiro, em data a ser marcada.
Assinar:
Postagens (Atom)

