quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mercadante quer Olimpíada Internacional do Conhecimento no Brasil

(Agência Brasil/JB) O Ministério da Educação (MEC) quer organizar para 2013 uma Olimpíada do Conhecimento. O intuito do ministro Aloizio Mercadante é “fortalecer o movimento”, caracterizado, nos últimos anos, pela multiplicação das competições escolares pelo país que testam o conhecimento dos alunos em diversas áreas: português, matemática, biologia, geografia, química, história e até astronomia. A ideia do governo agora é unificar as duas competições organizadas pela pasta – a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada da Língua Portuguesa – adicionando conteúdos de ciência.

O projeto de Mercadante é, a partir da experiência da Olimpíada do Conhecimento, organizar, no Brasil, uma competição internacional para estudantes de diferentes países. A ideia é que a primeira edição do projeto ocorra em 2016, paralela às Olimpíadas do Rio de Janeiro.

“O melhor da herança olímpica que nós podemos deixar para as futuras gerações é exatamente esse espírito olímpico ligado ao conhecimento e ao esporte”, defendeu o ministro.

Na avaliação do MEC, as olimpíadas têm impacto positivo na aprendizagem. As inscrições para edição 2012 da OBMEP terminaram na última semana com um recorde de inscritos: 46 mil escolas e 19,2 milhões de alunos participantes.

De acordo com o ministro, como as competições têm metodologias diferentes, será necessário organizar um grupo de trabalho para unificar os eventos, inclusive os calendários. Para a olimpíada de ciências, o MEC deverá fechar uma parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Olimpíada Brasileira de Matemática recebe inscrições até o dia 30 de abril

Colégios das redes pública e particular podem participar. 

(JC) Estão abertas, até o dia 30 de abril, as inscrições para a 34ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição envolve a participação de professores e alunos das redes pública e particular de todo o País. As instituições interessadas devem fazer o cadastro mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível na página: www.obm.org.br. As inscrições são gratuitas.

 A competição é uma iniciativa destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, alunos do Ensino Médio e estudantes universitários de graduação. Para o coordenador geral da OBM, Carlos Gustavo Moreira, "a olimpíada desempenha um importante papel relacionado à melhoria do ensino e à descoberta de talentos para a pesquisa em matemática e ciências afins, além de estimular o pensamento criativo dos jovens participantes", disse. Em 2011, mais de 190 mil alunos e seus professores participaram da olimpíada que é aplicada em três fases. Este ano a prova da primeira fase será realizada, 16 de junho, a segunda fase, 22 de setembro e a terceira e última fase nos dias 27 e 28 de outubro. A divulgação dos resultados acontecerá durante o mês de dezembro.

 Premiação - Como parte da premiação serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Os medalhistas ainda serão convidados a participar da 16ª Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2013. Além das medalhas e prêmios, os estudantes terão a oportunidade de participar do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de Matemática.

Sobre a OBM - A Olimpíada Brasileira de Matemática, competição realizada desde 1979, é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).
----
Matéria similar na Agência Fapesp
----
E mais:
Estudo mostra impacto positivo das Olimpíadas de Matemática na educação básica (JC)

quarta-feira, 28 de março de 2012

Ponta Porã se prepara para Olimpíada Brasileira de Informática




(Agora MS) A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) anuncia a realização da Olimpíada Brasileira de Informática 2012 (OBI), uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O Objetivo Geral da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da comutação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

Em Ponta Porã, dezenas de alunos matriculados nas escolas municipais estarão recebendo um treinamento especial visando participar da OBI. O treinamento será oferecido pela secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, o NTEM, em parceria com a Universidade federal de Mato Grosso do Sul – campus de Ponta Porã. A OBI é dividida em duas modalidades. Modalidade I iniciação: prova teórica com problemas de lógica sem uso do computador (apenas lápis e papel). Esta competição, cujo objetivo é detectar talentos para a computação, é disputada em dois níveis: Nível 1: alunos do 6º e 7º ano. Nível 2: alunos do 8º e 9º ano. Na Modalidade II programação: prova prática. Nela são abordados temas como problemas de computação para serem resolvidos em alguma linguagem de programação (uso do laboratório). Três níveis: Nível Júnior: alunos do ensino fundamental. Nível 1: alunos até 2º. Ano do ensino médio. Nível 2: alunos até o 3º. Ano do ensino médio ou que concluíram até dezembro/2011.

Premiação 
Os melhores classificados da Modalidade Iniciação recebem convite para participar de curso de introdução à programação na UNICAMP ou na UFMS; já os melhores classificados da Modalidade Programação recebem convite para participar de curso de programação AVANÇADA na UNICAMP ou na UFMS; O curso oferecido aos sessenta melhores classificados na olimpíada será o de lógica e programação usando a Linguagem C, ministrado por Acadêmicos do Curso de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do CPPP.

Datas 
 No dia 14/04/2012 acontecerá nas escolas municipais que possuem do 6º ao 9º ano a prova teórica (modalidade I), da OBI que será aplicada pelo professor da STE (Sala de Tecnologia Educacional). Nos dias 09/04 a 12/04 será realizado na UFMS, campus de Ponta Porã, um treinamento intensivo, para os alunos que participaram da modalidade I no ano de 2011. Estas são as escolas municipais envolvidas: Ignês Andreazza, Jardim Ivone, João Carlos Pinheiro Marques, Manoel Martins, Maria Lígia, Ramiro Noronha e São João.

terça-feira, 27 de março de 2012

Olimpíada Educacional poderá trazer recursos à educação e estimular estudantes


(Agência Ciência Web) Uma Olimpíada que vai gerar não apenas talentos para o esporte brasileiro, mas mentes afiadas para a educação e a ciência do País, além de importantes recursos destinados ao ensino. Essa foi a proposta encaminhada, no início de março, pelo coordenador de projetos do Instituto de Estudos Avançados (IEA) – Polo São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), professor Sérgio Mascarenhas, aos ministros da Educação, Aloísio Mercadante, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.
A ideia é que a primeira Olimpíada Educacional Internacional seja realizada em 2016, paralelamente aos Jogos Olímpicos no Brasil, e tenha a mesma periodicidade do evento esportivo. Atualmente, já existem Olimpíadas de Matemática, Computação, Robótica, Química e Física, entre outras áreas. Segundo Mascarenhas, essas iniciativas seriam aproveitadas, porém com um caráter mais global e interdisciplinar, incluindo ainda gestão, planejamento estratégico e caráter empresarial. “As Olimpíadas Educacionais serão realizadas em redes de Centros Olímpicos Educacionais e Museus de Ciências, os quais podem ser utilizados pela população após o término do evento, como acontece com piscinas, estádios e hoteis no caso dos Jogos Olímpicos”, explica ele.
O professor sugere ainda a criação de uma Paraolimpíada Educacional, destinada a crianças com problemas de aprendizagem, e uma Olimpíada Educacional para Idosos, para estimular a educação continuada.
A proposta será apresentada em breve ao ministro do Esportes, Aldo Rebelo, já que a iniciativa estará ligada a um evento esportivo. Para a concretização do projeto, porém, são necessárias ainda a criação de um Comitê Olímpico Educacional Brasileiro, que envolverá os ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia e Esportes, e a oficialização do evento pela Unesco e pela ONU.
“A Olimpíada Educacional dará retorno não apenas para sua própria continuidade, mas poderá adicionar recursos faltantes às atividades educacionais da humanidade”, afirma Mascarenhas.

quinta-feira, 22 de março de 2012

O Brasil promove pela primeira vez a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica


(ON) Olimpíada acontece de quatro em quatro anos, certo?

Para estudantes do ensino médio de todo o mundo, não. Em agosto deste ano, estudantes dos cinco continentes desembarcarão no Rio de Janeiro para participar de uma olimpíada diferente: a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que será realizada no município de Vassouras/RJ. Nesta competição, reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU), a associação mundial dos astrônomos profissionais, os equipamentos são telescópios, calculadoras, muita criatividade e aplicação. No Brasil, os estudantes são selecionados a partir da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada desde 1998.

A organização da IOAA determina que cada país participante se comprometa com a realização de uma edição da Olimpíada, arcando com todas as despesas relativas à estadia dos participantes e organização geral do evento. Para tal, é necessário o apoio de diferentes setores da sociedade.

Assim, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por intermédio do CNPq e de seus Institutos de Pesquisa com foco em Astronomia – Observatório Nacional, Museu de Astronomia e Ciências Afins e Laboratório Nacional de Astrofísica; o Ministério da Educação, por meio da CAPES e do Observatório do Valongo (UFRJ); o Governo do Estado do Rio de Janeiro, com a Faperj, a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, e a Prefeitura de Vassouras estão unidos para apoiar o evento que reunirá equipes de 30 países, entre os dias 4 e 14 de agosto de 2012, na primeira olimpíada científica de nível mundial em solo brasileiro.

Como país sede, o Brasil tem direito a duas equipes. Todos os estudantes farão, como nas outras edições, as três modalidades de prova: observacional, na qual demonstram seus conhecimentos sobre o céu; teórica, resolvendo problemas de astronomia e astrofísica; e prova prática, na qual utilizam e interpretam dados como um astrônomo profissional.
----
Matéria similar no JC

quarta-feira, 21 de março de 2012

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até dia 30

(JC) A edição 2011 da Olimpíada Brasileira de Matemáticas das Escolas Públicas (Obmep) teve mais de 18 milhões de alunos e de 44 mil escolas participantes.

As inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemáticas das Escolas Públicas (Obmep 2012) se encerram no dia 30 de março. O site da competição é o caminho para as inscrições: http://www.obmep.org.br/.

A olimpíada foi criada para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o País. É dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e aos alunos do ensino médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas.

A Obmep é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A competição é considerada a maior do mundo em relação ao número de participantes. O quadro de participação tem sido crescente em número de alunos e escolas desde a primeira edição, em 2005, da qual cerca de 10 milhões de estudantes e 31 mil escolas participaram. Hoje, as atividades envolvem mais de 99% dos municípios.

Sobre a última edição - A edição 2011 teve mais de 18 milhões de alunos e de 44 mil escolas participantes. Receberão medalhas 3.200 alunos e outros 30 mil serão contemplados com menção honrosa. São 500 alunos com medalhas de ouro, 900 alunos com medalhas de prata, 1.800 alunos com medalhas de bronze e outros 30 mil alunos receberão menção honrosa. Além disso, 131 professores serão premiados devido ao desempenho de seus alunos e 117 escolas e 60 secretarias de Educação também serão contempladas.

As medalhas de ouro serão entregues pela presidente Dilma Rousseff em cerimônia no Rio de Janeiro, em data a ser marcada.