quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Olimpíada Brasileira de Matemática se encerra no fim de semana

(Terra/JB) Mais de mil estudantes dos ensinos fundamental, médio e universitário de todo o país, participam no fim de semana, dias 15 e 16 de outubro, da fase final da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Os estudantes foram classificados dentre os mais de 13 mil que participaram da segunda etapa realizada em setembro. As provas serão aplicadas a partir das 14h em diversos centros de aplicação em todo o país. Durante a prova, os participantes terão quatro horas e meia para desenvolver soluções elegantes e criativas na tentativa de resolver problemas de matemática e assim conquistar medalhas de ouro, prata, bronze ou menções honrosas. Os vencedores serão anunciados em dezembro.

A competição, realizada desde 1979, tem como objetivos incentivar e melhorar o ensino e descobrir talentos para a pesquisa em Matemática. A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).
----
E mais:
Brasileiros conquistam medalhas de ouro, prata e bronze no Equador (JC)

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Três medalhas de bronze para Portugal




Ciência Hoje - Portugal) O Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA) preparou-os e eles trouxeram para Portugal três medalhas de bronze na XVI Olimpíada Ibero-Americana de Química. Os três estudantes portugueses do ensino secundário, que participaram na competição que decorreu em Teresina, na Universidade Federal do Píaui, Brasil, de 16 a 24 de Setembro, conseguiram assim pela primeira vez o pleno numa competição internacional, isto é, a conquista de medalhas por todos os estudantes lusos.

A delegação portuguesa foi constituída pelos estudantes Vasco Figueiredo Batista, Paulo Sérgio Pereira Gonçalves e João Miguel Pimenta Pereira, e pelas docentes do Departamento de Química da UA Maria Clara Magalhães e Diana Pinto, também responsáveis pela preparação da equipa. De salientar que um dos medalhados, Vasco Figueiredo Batista, ingressa este ano lectivo na Licenciatura em Química da UA com a média de acesso de 19,0 valores.

A preparação dos participantes das competições internacionais e ibero-Americanas está sedeada no Departamento de Química da UA desde 2002 e conta com a colaboração de uma equipa alargada. Neste ano lectivo, contou com os docentes Maria Clara Magalhães, Diana Pinto, Amparo Faustino, Graça Marques e Rita Ferreira. O grupo teve ainda a colaboração de Alzira Rebelo, docente do Colégio dos Carvalhos, instituição que preparou os alunos em técnicas laboratoriais básicas.

De acordo com as docentes de Aveiro que acompanharam a equipa (mentores), Maria Clara Magalhães e Diana Pinto, "é evidente que a experiência adquirida nos anos anteriores torna possível optimizar o tempo de preparação dos alunos", mas essa vantagem foi particularmente potenciada pelas "muitas horas de estudo e de entrega desta equipa".

A 16ª edição da Olimpíada Ibero-Americana juntou 52 finalistas do ensino secundário de 14 países ibero-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, El Salvador, Guatemala, México, Perú, Portugal, Uruguai e Venezuela.

As Olimpíadas de Química são uma actividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Química e que visa dinamizar o estudo e ensino da Química nas Escolas Básicas e Secundárias, proporcionar a aproximação entre as Escolas Básicas e Secundárias e as universidades e despertar o interesse pela área, cativando vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os estudantes.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Brasil é destaque na 14ª Olimpíada Iberoamericana de Química

Inserida nas comemorações brasileiras alusivas ao Ano Internacional da Química, realizou-se em Teresina a 14ª Olimpíada Iberoamericana de Química.

(JC) O estudante do ensino médio Raul Bruno Machado da Silva, do Colégio Farias Brito, no Ceará, conquistou o primeiro lugar geral e uma medalha de ouro neste evento que aconteceu de 16 a 24 de setembro. Também foram laureados os outros três componentes da equipe, Davi Rodrigues Chaves, do Colégio Ari de Sá, em Fortaleza, com medalha de ouro; Tábata Cláudia Amaral de Pontes, do Colégio Etapa, em São Paulo, com medalha de ouro e Daniel Arjona de Andrade Lima, do Colégio Objetivo, em Granja Viana-SP, com medalha de prata.

Das seis medalhas de ouro postas em disputa, metade ficou com o Brasil. Dessa forma o Brasil repetiu o mesmo desempenho que alcançou no ano anterior, no México, e manteve sua hegemonia sobre as equipes iberoamericanas de química. Participaram da 14ª OIAQ, Portugal e Espanha e outros 13 países das Americas com delegações de até quatro estudantes

A equipe que representou o Brasil foi selecionada pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química, da Associação Brasileira de Química-ABQ, e preparada para esse certame internacional por professores do Instituto de Química da Unicamp.

O Programa Nacional Olimpíada de Química tem ações destinadas aos alunos do Ensino Médio e dos dois últimos anos do Ensino Fundamental com o objetivo de despertar e estimular o interesse pela ciência, melhorar o ensino de química, incentivar a escolha por carreiras científico-tecnológicas. O projeto tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Educação e da Capes.
----
Matéria similar na Agência Fapesp

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

À procura do ouro na Costa Rica

Jovens portugueses em competição internacional de Matemática




(Ciência Hoje - Portugal) Este sábado quatro jovens portugueses partem para as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM) que se realizam na Costa Rica até dia 1 de Outubro.

Raúl Penaguião, da Escola Secundária Santa Maria, em Sintra, João Santos, da Escola Secundária da Maia, Frederico Toulson, do Colégio Valsassina, em Lisboa, e Francisco Machado, da Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, têm de responder a uma expectativa elevada.

Portugal obteve a sua primeira medalha de ouro nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO) e, na competição Ibero-Americana do ano passado, a equipa portuguesa obteve a melhor pontuação de sempre. Além disto, o país já conquistou nas OIAM seis medalhas de prata, 29 de bronze e nove menções honrosas.

Em entrevista ao Ciência Hoje, Joana Teles, chefe da delegação portuguesa, explica que a competição procura “estimular o estudo da Matemática e o desenvolvimento de jovens talentos” nesta ciência, “promover a amizade” entre os jovens e seus professores e “criar uma oportunidade para a troca de experiências educativas” entre os professores dos vários países.

A participação dos jovens nestas competições internacionais é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM). A equipa foi “seleccionada pelo Projecto Delfos, em Coimbra, face aos resultados obtidos pelos alunos nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática e nos estágios de preparação efectuados ao longo do ano”, no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, explica Joana Teles.

A preparação para as competições incluiu, segundo a vice-presidente da SPM, “estágios dados pelo Projecto Delfos em Coimbra em vários fins-de-semana”. Nos períodos de férias escolares, “estágios alargados de quatro ou cinco dias”. E, “um enorme trabalho individual de cada um deles, na resolução de problemas e mais problemas”.

Para os alunos que quiserem fazer parte da equipa que participará nas próximas competições, o processo começa agora com as 30as Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM). As inscrições estão abertas até 26 de Outubro.


Sobre as OIAM
As Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática são uma competição de Matemática dirigida a estudantes, com idade inferior a 18 anos em 31 de Dezembro do ano em que se realiza a competição. São organizadas anualmente, sempre no mês de Setembro, desde o ano de 1985. Envolvem jovens dos vinte e dois países Ibero-Americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Portugal participa neste encontro desde 1990.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

8ª Olimpíada de Robótica da Universidade Federal de Juiz de Fora

Equipe de Lego conquista o 1º lugar.

(JC) A equipe de Lego conquistou o primeiro lugar na 8ª Olimpíada de Robótica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que aconteceu nos dias 5 e 6 de setembro, na Faculdade de Engenharia UFJF. A Olimpíada realiza, em forma de competição, o tradicional futebol de robôs rádio-controlados e os desafios Lego-Mindstorms, no qual envolvem calouros e alunos de escolas públicas.

O organizador geral do evento e estudante de engenharia da UFJF, Matheus Limonge, acredita que a integração da competição com os estudantes do ensino fundamental é primordial para a aprendizagem e se enquadra com o objetivo do evento. "A nossa proposta é fazer com que esses alunos possam ter contato com a robótica antes mesmo de entrarem na graduação, o que pode ser muito interessante para o seu futuro profissional", define. "Acredito que a experiência que adquirimos nessa competição, além de despertar nos alunos o interesse pela robótica, possibilitou que desenvolvessem a criatividade, o espírito de equipe e de cooperação", revela a bolsista do projeto de extensão, que coordenou a participação estudantes, Gabriela Lígia Reis.

Para tanto, a equipe Lego da UFSJ contou com a colaboração de oito alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Iago Pimentel e Governador Milton Campos, de São João del-Rei, no qual cada integrante ganhou um netbook, além das medalhas e troféu.

Olimpíada - O evento é organizado por alunos do curso de Engenharia Elétrica da UFJF que fazem parte do Ramo Estudantil IEEE e do Programa de Educação Tutorial (PET) da graduação. A Olimpíada, que acontece todos os anos, teve em sua programação palestras e competições que incentivam a integração e o aprendizado entre os alunos da cidade sede e das regiões.

Matheus Limonge explica que o objetivo da Olimpíada é compartilhar conhecimento e promover a integração com alunos de outras universidades. Além disso, o organizador afirma que essa é uma possibilidade para os estudantes da Engenharia da UFJF colocarem em prática tudo o que aprenderam em seu cotidiano.

Inclusão e Prazer - O Projeto de Extensão de Lego, "A Robótica e a inclusão digital: uma visão extensionista", do departamento de Engenharia Elétrica (DEPEL), trabalha com a divulgação das noções de robótica para estudantes do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Iago Pimentel, Governador Milton Campos e Escola Estadual Cônego Luiz Giarola Carlos, de São João del-Rei e Barroso.

Com o lema "inclusão digital de forma prazerosa", o coordenador do projeto, professor Márcio Falcão e os bolsistas Gabriela Lígia Reis, Maurício Vieira de Souza e Vitor Marques de Oliveira, incentivam alunos a dinamizarem o conhecimento aperfeiçoando o pensamento lógico e matemático. "O projeto tem conseguido grande inserção na robótica educacional, levando as escolas do ensino básico e fundamental para conquistas, como essa, que muito nos orgulha", elogia o professor Márcio Falcão.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Brasil conquista medalhas em Olimpíada de Biologia

O Brasil conquistou duas medalhas de bronze na 5ª Olimpíada Iberoamericana de Biologia. A competição foi realizada na cidade de San José, na Costa Rica, entre os dias 4 e 10 de setembro. Os jovens medalhistas foram os cearenses Matheus Rolim Alencar e Yuri Neyson Ferreira Brito. Além deles, a equipe foi composta pelos estudantes Gabriel Drumond Ferreira, de Minas Gerais, e Cayke Felipe dos Anjos, do Rio Grande do Norte. Os professores Rubens Oda, da Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), e José Carlos Mattos (UERJ) coordenaram o grupo.

Os candidatos enfrentaram uma prova teórica bem difícil. Já na prática, tiveram de aplicar seus conhecimentos em biologia molecular (eletroforese), fisiologia vegetal (transporte de seiva) e fisiologia animal (controle nervoso e hormonal em insetos). Os alunos ainda participaram de um rally em grupo, que mesclava a resolução de questões de ecologia com provas no estilo gincana, com o objetivo de promover uma maior integração. Além das provas e das medalhas, os participantes conheceram a natureza, a cultura e a gastronomia de Costa Rica.

Segundo Rubens Oda, a olimpíada iberoamericana de ciência visa ao intercâmbio entre os países latino-americanos e a premiação de jovens baseada na meritocracia, impulsionando-os para uma formação técnico-científica. “É muito importante, para um país em desenvolvimento, como o Brasil, participar desse tipo de competição”.

Os estudantes e instituições de ensino que almejam disputar competições internacionais envolvendo a biologia devem primeiramente participar da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), que abre inscrições a partir de outubro. Os melhores colocados garantem vagas para as próximas olimpíadas iberoamericana e internacional de Biologia, que serão realizadas, respectivamente, em Portugal e em Singapura no ano de 2012.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Alunos portugueses competem na Costa Rica

Estão a decorrer as V Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia





(Ciência Hoje -Portugal) Quatro alunos portugueses estão a participar, até dia 11, nas V Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia (OIAB). A Ordem dos Biólogos, responsável pela participação portuguesa na iniciativa que este ano decorre na Costa Rica, já assegurou que o evento do próximo ano será realizado em Portugal.

Os representantes lusos para as competições nas OIAB foram seleccionados entre 4000 alunos de 160 escolas nas olimpíadas nacionais. Beatriz Madureira, aluna do 12º ano no Colégio S. Miguel, em Fátima, foi a primeira classificada.
Ana Beatriz Teixeira, do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, Diogo Maia e Silva, da Secundária Raul Proença (Caldas da Rainha) e Rui Nunes, do Colégio Manuel Bernardes (Lisboa), completam o grupo.

O objectivo das OIAB é promover o estudo das ciências biológicas e estimular o desenvolvimento dos jovens talentos nesta ciência, assim como estreitar laços de amizade entre os países participantes, fomentar a cooperação e o intercâmbio de experiências.

Depois de no ano passado o primeiro grupo a participar nas Olimpíadas, realizadas na cidade de Lima, Peru, ter sido surpreendido com matérias não incluídas nos currículos de biologia ministrados em Portugal, este ano a Ordem dos Biólogos e a Ciência Viva (parceira) promoveram uma jornada de treino em laboratório para ajudar os participantes a prepararem-se para as provas.

A próxima edição das Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia será realizada em Portugal. Com isto, na primeira semana de Setembro de 2012, Cascais será transformada na ‘capital da biologia’, recebendo delegações de todos os países iberoamericanos.
----
E mais:
Portugal distingue-se nas Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia (Ciência Hoje - Portugal)