terça-feira, 6 de setembro de 2011

Estudantes brasileiros ganham bronze em olimpíada de astronomia

Competição reuniu estudantes do ensino médio de 27 países. Em 2012, olimpíada será no Rio de Janeiro.


Gustavo Haddad e Ivan Tadeu ganharam medalhas de bronze, Tábata Amaral recebeu menção honrosa


(G1) Dois dos cinco estudantes do ensino médio que representaram o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês), em Chorzow, na Polônia, conquistaram medalhas de bronze na competição de conhecimento. Gustavo Haddad Braga e Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho, ambos de 16 anos, voltam ao Brasil com mais uma medalha em competições internacionais. Pedro Rangel Caetano, de 16 anos, e Tábata Cláudia Amaral de Pontes, 17, receberam menção honrosa na competição que terminou no domingo (4).

A Olimpíada de Astronomia e Astrofísica reuniu 150 alunos de 27 países que vão testar seus conhecimentos em astronomia, física e matemática em quatro provas decisivas. O grupo brasileiro, que teve ainda a participação de Rafael de Lima Bordoni, 18 anos, foi coordenado pelos professores Thais Mothé-Diniz, do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Felipe Gonçalves Assis, ex-participante da olimpíada.

Os estudantes foram os melhores colocados na olimpíada brasileira. Eles passaram uma semana em treinamento no Planetário do Ibirapuera, em São Paulo, onde aulas de astronomia e astrofísica, além de analisarem o céu da Polônia através de uma projeção. Na competição internacional, os brasileiros tiveram que demonstrar seus conhecimentos sobre o céu que é visível a olho nu. Depois, resolveram problemas de variados níveis sobre astrofísica, astronomia de posição, mecânica celeste e cosmologia. Tiveram ainda de fazer a interpretação de dados de observação do céu como se fossem astrônomos profissionais.


Logotipo da Olimpíada de Astronomia e
Astrofísica que será realizada em 2012 no
RJ (Foto: Divulgação/UFRJ)

Em 2012, olimpíada será no Rio
A próxima edição da IOAA será no Brasil. O estado do Rio de Janeiro será palco da sétima edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, em 2012. A cidade ainda não foi definida. A professora da UFRJ, Thaís Mothé-Diniz, faz parte do comitê de organização do evento. "Queremos dar ênfase aos estudos de astronomia dos ancestrais latino-americanos, os índios brasileiros, os maias e os incas, por exemplo", destaca a especialista.

Por enquanto o maior desafio é obter apoio financeiro para a hospedagem das delegações internacionais no país. O logotipo do evento remete aos conhecimentos de astronomia dos indígenas brasileiros.
----
Matéria similar no JC

Cabeça nas Estrelas e Pés no Chão



(Diário da Amazônia / Brazilian Space) Uma disputa acirrada em prol do conhecimento contou com a participação de mais de 800 mil alunos de escolas particulares é públicas de todo o Brasil: trata-se da XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) realizada em maio desse ano. Um aluno de Rondônia conseguiu ficar entre os 40 selecionados para participar da Jornada Espacial que acontecerá em São José dos Campos (SP), de 30 de outubro a 5 de novembro.

A classificação surpreendeu até mesmo Rafael Izidoro dos Santos, 17 anos, aluno do 3º ano do Colégio Don Bosco, que conseguiu conquistar a classificação. No ano passado ele também tinha participado da Olimpíada, mas não conseguiu expressividade. Este ano foi diferente. Física, Química e História são as disciplinas que Rafael mais gosta. Ele conta que sempre se interessou e teve curiosidade pelo espaço.

Apesar da escola ter tido mais de 20 alunos participando da Olimpíada, apenas Rafael conseguiu a classificação. Rafael não fez uma preparação especial para a olimpíada, mas afirma que sempre presta muita atenção em sala de aula sobre os conceitos que envolvem a astronomia. “A prova de questões abertas exigiu muita interpretação”.

O diretor pedagógico da escola, Jean Barcell Caldin, fala do orgulho que todos da escola sentem por Rafael garante que a escola sempre incentiva a participação dos alunos em eventos de conhecimento. “É uma forma que o colégio tem para, através dessas atividades, desenvolver o desempenho dos alunos e ao mesmo tempo colocar em prática o que eles aprenderam em sala de aula”.

Mesmo com a afinidade com a Astronomia, Rafael pretende fazer o curso de Direito, e em seguida de Engenharia. Filho de uma funcionária pública e de um militar aposentado, Rafael diz que sempre teve o apoio dos pais com incentivo aos estudos e a liberdade para escolher o curso superior que tem vontade de fazer. Agora, o estudante esta na expectativa de participar da Jornada Espacial, onde poderá visitar o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Além da oportunidade de conhecer pesquisadores de astronomia e astronáutica.

Outras 133 escolas de Rondônia estão inscritas nas olimpíadas. O evento é organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobrás/Furnas. A primeira edição ocorreu em 1998.
----
E mais:
OBA 2011, Segunda Peneira (Física na Veia)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Equipe do Liceu de Barbalha Participa de J. B. de Foguetes



(Brazilian Space) A equipe TRAVELERES OF THE TIME, composta pelos jovens Vicente Alves Torquatro, Washington Moura Braz, Hyago dos Santos Sampaio e Elias Matias Neto, alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva – Liceu de Barbalha, na coordenação do prof. Andrevaldo Glaidson Pereira Tavares, foi selecionada para participar da modalidade nacional da Olimpíada Brasileira de Foguetes (III Jornada Brasileira de Foguetes).

Em sua terceira edição, a Jornada Brasileira de Foguetes, acontecerá nos dias 31 de outubro, 01 e 02 de novembro, na cidade de Passa Quatro – MG, onde durante a referida jornada, as trinta melhores equipes do Brasil, apresentarão seus projetos e concorrerão entre si pela classificação de primeiro lugar do país.

Conforme regulamento da olimpíada, os foguetes foram confeccionados exclusivamente com garrafa plástica tipo PET, sendo movido a partir de gases produzidos durante a neutralização do ácido acético pelo bicarbonato de sódio; o arremesso deverá ter início em uma plataforma construída com material reciclado e deve seguir uma contagem regressiva.

A equipe TRAVELERES OF THE TIME do ‘Liceu de Barbalha’ juntamente com outras oito equipes estarão representando o Estado do Ceará no evento.

As equipes cearenses selecionadas (dentre as 30 melhores em desempenho do país) foram: Colégio da Polícia Militar do Ceará (Fortaleza), Escola Estadual de Educação Profissional Avelino Magalhães (Tabuleiro do Norte), Escola Estadual de Educação Fundamental e Médio Elza Goersch (Forquilha), Escola Estadual de Educação Profissional Senador Pompeu (Senador Pompeu), Escola Estadual de Educação Profissional Adelino Cunha Alcântara (São Gonçalo do Amarante), Escola Estadual de Educação Profissional Professor Walquer Cavalcante Maia (Russas), Escola de Ensino Médio (Ibicuitinga), Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva (Barbalha) e a Escola de Ensino Médio Liceu Vila Velha (Fortaleza). Veja abaixo a lista de todas as escolas selecionadas (convidadas) de todo o Brasil.




A Olimpíada Brasileira de Foguetes – OBFOG, em sua quinta edição, contou com a participação de 900.000 alunos espalhados por todo o país, sendo ela uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nas pessoas do Astrônomo Prof. Dr. João Batista Canalle e Dra. Pâmela Marjorie C. Coelho.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Olimpíada Brasileira de Física nas Escolas Públicas

(SAMA) Estão abertas, até o próximo dia 25 de agosto, as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física nas Escolas Públicas 2011. De acordo com a coordenação, os estudantes do Campus Monte Castelo que participaram da primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) já estão automaticamente inscritos na OBFEP 2011. Novas inscrições ainda poderão ser feitas através do email fsales@ifma.edu.br, fornecendo o nome do estudante, curso e série.

As provas da OBFEP são baseadas num tema pré-determinado. Em 2011 será “A Física e o Meio Ambiente”. A participação de estudantes na OBFEP será somente através da escola, que nomeará um professor ou representante, responsável pela organização local da prova. As inscrições deverão ser realizadas pelas escolas através do portal: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/obfep2011/

A OBFEP é uma etapa especial da OBF, destinada exclusivamente a estudantes do ensino médio e do último ano (9º ano) do ensino fundamental de escolas públicas. A Olimpíada será realizada em colaboração com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), como ocorreu em 2010 e, por se tratar de um Projeto Piloto, acontecerá somente em alguns estados.

Em 2011, a prova da OBFEP será teórica e aplicada em apenas uma fase, a ser realizada no dia 13/09/2011 (terça-feira), nas escolas que manifestarem interesse. A prova será específica para a série que o aluno cursa no ano de 2011. Os alunos serão re-agrupados nos seguintes níveis:

• Nível A: para os estudantes que cursam o 9º ano do ensino fundamental;
• Nível B: para estudantes que cursam as 1ª e 2ª séries do ensino médio;
• Nível C: para estudantes da 3ª série do ensino médio.

Os detalhes do programa de cada nível podem ser obtidos no item Regulamento.

Estudantes viajam para disputar olimpíada de astronomia na Polônia

Cinco alunos do ensino médio vão representar o Brasil na competição. Em 2012, evento será realizado no Rio de Janeiro.



Os estudantes Rafael, Tábata, Gustavo, Ivan e Pedro vão representar o Brasil na olimpíada (Foto: Divulgação)


(G1) Cinco estudantes do ensino médio viajam nesta quarta-feira (24) para a Polônia para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês), que será realizada na cidade de Chorzów. A competição começa na sexta-feira (26) e se encerra no dia 3 de setembro. Serão 150 alunos de 27 países que vão testar seus conhecimentos em astronomia, física e matemática em quatro provas decisivas.

O grupo brasileiro é formado pelos estudantes Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho, de 16 anos; Pedro Rangel Caetano, 16; Tábata Cláudia Amaral de Pontes, 17; e Gustavo Haddad Braga, 16, de São Paulo; e Rafael de Lima Bordoni, 18, do Amazonas. Eles terão a companhia dos professores Thais Mothé-Diniz, do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Felipe Gonçalves Assis, ex-participante da olimpíada.

Os estudantes foram os melhores colocados na olimpíada brasileira. Eles passaram uma semana em treinamento no Planetário do Ibirapuera, em São Paulo, onde aulas de astronomia e astrofísica, além de analisarem o céu da Polônia através de uma projeção. Na competição internacional, serão submetidos a quatro provas: uma prova teórica com problemas de astronomia, que são resolvidos com conhecimentos de ficia e matematica; uma prova observacional, na qual os estudantes terão de usar um telescópio para localizar astros do céu polonês; uma prova de análise de dados; e uma prova por equipe para resolução em conjunto de uma tarefa.


Ivan Tadeu e Gustavo Haddad ganharam medalhas
na Olimpíada de Física na Bélgica (Foto: Objetivo/
Divulgação)




Nova experiência

A viagem para a Europa será uma experiência nova para o jovem Rafael. Aluno do Colégio Militar de Manaus, o estudante ganhou uma bolsa do Etapa, de São Paulo. "Agora será um novo desafio. Sempre gostei de matemática, e a participação nessas olimpíadas abre novas portas", afirma Rafael, que no final do ano vai prestar vestibular para matemática na USP.

Gustavo e Ivan, alunos do Objetivo, ganharam em julho medalhas na Olimpíada Internacional de Física, na Bélgica. "As competições envolvem criatividade. Tem de ser criativo para encontrar as respostas e é um desafio utilizar o conhecimento do ensino médio como ferramenta", diz Gustavo.

Tábata desde pequena coleciona títulos. Também bolsista do Etapa, ela já conheceu a China e a Turquia em competições de conhecimento. E ganhou medalhas em olimpíadas nacionais de matemática. "O sonho dela é estudar fora do país", diz a mãe, Maria Renilda Amaral.

A mãe de Pedro, que estuda no colégio Ser, de Sorocaba (SP), vê na participação do filho na olimpíada o resultado de uma identificação com o estudo. "Meu filho sempre teve interesse em descobrir o funcionamento das coisas e do mundo", diz Joselaine Caetano. "Para ele sempre foi uma brincadeira no bom sentido. Essas olimpíadas são uma oportunidade de conhecer mais."


Logotipo da Olimpíada de Astronomia e
Astrofísica que será realizada em 2012 no
RJ (Foto: Divulgação/UFRJ)



Em 2012, olimpíada será no Rio
O estado do Rio de Janeiro será palco da sétima edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, em 2012. A cidade ainda não foi definida. A professora da UFRJ, Thaís Mothé-Diniz, faz parte do comitê de organização do evento. "Queremos dar ênfase aos estudos de astronomia dos ancestrais latino-americanos, os índios brasileiros, os maias e os incas, por exemplo", destaca a especialista.

Por enquanto o maior desafio é obter apoio financeiro para a hospedagem das delegações internacionais no país. O logotipo do evento remete aos conhecimentos de astronomia dos indígenas brasileiros.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Brasil conquista medalhas de prata na Olimpíada de Matemática do Cone Sul realizada na Bolívia

Estudantes de oito países latino-americanos participaram da competição.

(JC) Estudantes brasileiros tiveram uma participação destacada na Olimpíada de Matemática do Cone Sul que foi realizada entre os dias 14 e 20 de agosto na cidade de La Paz, Bolívia. Os estudantes Rafael Miyazaki de São Paulo (SP), Henrique Fiúza do Nascimento de Brasília (DF), Rafael de Melo de Caucaia (CE) e Vinícius Canto Costa do Rio de Janeiro (RJ), conquistaram medalhas de prata. Com este resultado o Brasil ficou em segunda posição entre os oito países participantes.

O evento contou este ano com a participação de 32 estudantes representando as delegações da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A equipe brasileira formada por quatro estudantes, todos vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), foi liderada pelos professores Francisco Bruno Holanda e Régis Barbosa Feitosa, ambos de Fortaleza (CE).

Durante as provas, realizadas em dois dias consecutivos, os participantes tiveram quatro horas e meia, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional. Os problemas abrangem disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. A soma dos pontos obtidos na solução de cada problema determinou os vencedores do certame.

Histórico - A competição, que existe há 23 anos, tem como objetivo proporcionar uma oportunidade para os jovens participantes demonstrarem suas habilidades em matemática, possibilitar a troca de conhecimentos e reforçar os contatos interculturais entre estudantes do ensino médio de diversos países latino-americanos. O Brasil participa desta competição desde 1988 e já conquistou um total de 81 medalhas, sendo 19 de ouro, 34 de prata e 28 de bronze. Em 2012 o certame acontecerá no Peru.

O processo de seleção para participar da competição é organizado através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) - iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas escolas e universidades públicas e privadas de todo o Brasil.

A OBM e um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCTMat).

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Quase 19 milhões devem fazer prova de olimpíada de matemática

(JC) Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas começa nesta nesta quarta-feira. Mobiliza mais de 18 milhões de estudantes e cerca de 150 mil professores de 5,5 mil municípios.

Nesta quarta-feira (17), 18,7 milhões de estudantes de 5,5 mil municípios de todos os estados devem fazer as provas da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em 44,6 mil escolas do ensino fundamental e médio.

A Obmep tem como objetivo estimular o estudo da matemática entre alunos e professores do ensino médio e fundamental e é promovida pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa/MCTI), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Para chegar até as escolas, localizadas tanto em grandes centros urbanos quanto em localidades distantes e de difícil acesso de zonas rurais, as crianças vão a pé, de bicicleta, de ônibus, de trem e, em alguns casos, até de barco.

Leia sobre as provas, o calendário e as histórias dos participantes no site: http://www.obmep.org.br/