(OBQ / JC) Levindo Garcia, de 19 anos, e ex-olímpico do Programa Nacional Olimpíadas de Química, por indicação da Unesco em parceria com a Epca, foi o selecionado.
O Brasil foi um dos 15 países convidados a ter embaixadores de química, jovens entre 18 e 21 anos.
Ele participa em Berlim, na Alemanha, de 1 a 5 de outubro, da reunião anual da European Petrochemical Association (Epca) - uma rede global com sede em Bruxelas, Bélgica, que reúne mais de 600 companhias associadas e movimenta um volume de negócios de 3,2 trilhões de euros com 3,5 milhões de empregados em todo o mundo.
A reunião anual de Epca pode ser comparada com o Fórum Econômico Mundial "Davos". Neste ano a Epca festeja seu 45º aniversário nas comemorações do Ano Internacional da Química.
Garcia atuará como embaixador para universidade e para a indústria química brasileiras no período letivo 2011-2012. Destacou-se por sua brilhante atuação nas olimpíadas internacionais de química que participou representando o Brasil.
A Epca (www.epca.eu) - A Associação Europeia de petroquímica (Epca é uma associação internacional sem fins lucrativos que comanda uma rede global, grupos de estudos e plataforma para atender a Comunidade do negócio petroquímico: produtores, fornecedores, clientes e prestadores de serviços em todo o mundo. Tem sede em Bruxelas e representa mais de 600 empresas associadas.
Organiza reuniões anuais, workshops, grupos de estudos e apóia seus membros produtores de petróleo e seus derivados. Tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável, a longo prazo, das empresas petroquímicas e contribuir para melhorar da imagem pública da indústria química.
Por ocasião do Ano Internacional da Química, a Epca, juntamente com a Unesco e International Union of Pure and Applied Chemistry (Iupac), produziu o filme Química: All About You. Ele pode ser visto no site de Epca e nas redes sociais de comunicação.
Além de inglês e espanhol, ele foi produzido em mais seis línguas. O filme informa ao público em geral que a química atende às necessidades do mundo, é criativa, constrói nosso futuro, inspira jovens e celebra o contributo contínuo das mulheres para esta ciência. O filme está sendo divulgado em todo o mundo por meio das redes da Epca, Unesco e a Iupac.
Levindo Garcia - Cearense, 19 anos, estudou no Colégio Ari de Sá, em Fortaleza. Conquistou várias medalhas nacionais e, como representante do Brasil em olimpíadas internacionais, foi agraciado com medalhas de prata em Cambridge (2009) e Tóquio (2010) e medalha de ouro em Havana. Este ano foi aprovado no concurso vestibular-2011 para o Curso de Química da Unicamp e Curso de Medicina na Uece.
terça-feira, 14 de junho de 2011
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Sábado de química
PUC-RJ prepara estudantes do ensino médio para a Olimpíada Brasileira de Química. A CH On-line acompanhou um dia inteiro de aula na universidade.

(Ciência Hoje) É sábado, 28 de maio, e faz frio. Duas horas da tarde e os pilotis da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) parecem espantar ainda mais o calor, ao qual os cariocas estão mais acostumados.
Nem o clima nem o fato de ser fim de semana, no entanto, espantaram os alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio da universidade. Aliás, eles têm frequentado o local todos os sábados, com um único objetivo: estudar química.

(Ciência Hoje) É sábado, 28 de maio, e faz frio. Duas horas da tarde e os pilotis da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) parecem espantar ainda mais o calor, ao qual os cariocas estão mais acostumados.
Nem o clima nem o fato de ser fim de semana, no entanto, espantaram os alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio da universidade. Aliás, eles têm frequentado o local todos os sábados, com um único objetivo: estudar química.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Olimpíada de Química do Rio de Janeiro
Voltada para alunos do ensino médio, competição estadual recebe inscrições até 12 de agosto.
(JC) Já estão abertas as inscrições para a sexta edição da Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ), voltada para alunos que estejam cursando qualquer um dos três anos do Ensino Médio. Desde 2010, o Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) é um dos organizadores da competição estadual, que conta também com a colaboração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Colégio Pedro II. A primeira fase será realizada no dia 19 de agosto e a segunda fase ainda não tem data definida.
A OQRJ tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela Química e influenciar na melhoria do ensino, além de aumentar o contato desses jovens com as universidades. Há dois tipos de inscrição: da escola (que agrupa os alunos participantes, sem limitação do total de estudantes por instituição) e a individual, em que o aluno se inscreve sem estar vinculado à escola em que estuda.
Os professores que representarão suas escolas na OQRJ e os alunos interessados podem se inscrever pelo site http://www.dctc.puc-rio.br/olimpiadasquimica/ até 12 de agosto.
Em 2010, cerca de dois mil alunos participaram da primeira fase e apenas 200 passaram à etapa seguinte. Para este ano, a expectativa é de que a adesão seja ainda maior: "Estamos no Ano Internacional da Química e isso, naturalmente, acaba despertando um interesse maior entre os alunos", declara André Pimentel, coordenador de graduação do Departamento de Química do CTC/PUC-Rio. Na primeira fase, os candidatos solucionam 20 questões objetivas; já na segunda, a dificuldade aumenta com cinco questões discursivas.
Os vinte melhores da OQRJ 2011 poderão participar da Olimpíada Brasileira de Química 2012 e, com isso, se beneficiarem do projeto "PUC por um semestre", que os preparará para a etapa nacional. Na segunda fase, como a competição é realizada simultaneamente com a prova "Desafios em Química" (provas rigorosamente iguais), os dois primeiros colocados entre os competidores do 3º ano do ensino médio ganharão também bolsa integral para estudar Química na PUC-Rio.
Inscrições alunos/professores: http://www.dctc.puc-rio.br/olimpiadasquimica/.
(JC) Já estão abertas as inscrições para a sexta edição da Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ), voltada para alunos que estejam cursando qualquer um dos três anos do Ensino Médio. Desde 2010, o Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) é um dos organizadores da competição estadual, que conta também com a colaboração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Colégio Pedro II. A primeira fase será realizada no dia 19 de agosto e a segunda fase ainda não tem data definida.
A OQRJ tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela Química e influenciar na melhoria do ensino, além de aumentar o contato desses jovens com as universidades. Há dois tipos de inscrição: da escola (que agrupa os alunos participantes, sem limitação do total de estudantes por instituição) e a individual, em que o aluno se inscreve sem estar vinculado à escola em que estuda.
Os professores que representarão suas escolas na OQRJ e os alunos interessados podem se inscrever pelo site http://www.dctc.puc-rio.br/olimpiadasquimica/ até 12 de agosto.
Em 2010, cerca de dois mil alunos participaram da primeira fase e apenas 200 passaram à etapa seguinte. Para este ano, a expectativa é de que a adesão seja ainda maior: "Estamos no Ano Internacional da Química e isso, naturalmente, acaba despertando um interesse maior entre os alunos", declara André Pimentel, coordenador de graduação do Departamento de Química do CTC/PUC-Rio. Na primeira fase, os candidatos solucionam 20 questões objetivas; já na segunda, a dificuldade aumenta com cinco questões discursivas.
Os vinte melhores da OQRJ 2011 poderão participar da Olimpíada Brasileira de Química 2012 e, com isso, se beneficiarem do projeto "PUC por um semestre", que os preparará para a etapa nacional. Na segunda fase, como a competição é realizada simultaneamente com a prova "Desafios em Química" (provas rigorosamente iguais), os dois primeiros colocados entre os competidores do 3º ano do ensino médio ganharão também bolsa integral para estudar Química na PUC-Rio.
Inscrições alunos/professores: http://www.dctc.puc-rio.br/olimpiadasquimica/.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Dia de OBF em todo o país

(Física na Veia) Aconteceu sábado, em todo o território nacional, a primeira fase da OBF - Olimpíada Brasileira de Física, evento oficial da SBF - Sociedade Brasileira de Física voltado a estudantes do ensino fundamental e ensino médio que estimula aprofundamentos em física e também faz parte do processo de seleção dos candidatos que vão representar Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Física no ano que vem.
A primeira fase, local, sempre acontece em cada escola, e é a primeira peneira. Depois vem a segunda fase, estadual, que este ano acontecerá em 13 de agosto. E na terceira e última etapa, nacional, os alunos farão além da prova teórica também uma prova experimental. Esta etapa final vai acontecer em 8 de outubro.
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Olimpíada de Astronomia movimenta o país nessa sexta-feira
(JB) Está sendo realizada a XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Destinada a jovens dos ensinos fundamental e médio, a competição é realizada numa única fase, dentro da própria escola dos participantes. No ano passado, foram 786 mil alunos. Já para esse ano, são esperados 800 mil.
Além das medalhas e certificados, os mais bem classificados no Nível 4 (ensino médio) vão conhecer as instalações do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Segundo João Canale, coordenador da OBA, as questões serão, em sua maioria, de raciocínio lógico.
Ele afirma ainda que a área é carente de profissionais especializados e que há poucos professores formados: “A OBA surge com o objetivo de atrair os jovens, que, no futuro, vão ser os mestres em Astrofísica”, prevê Canale.
A competição vai distribuir 30 mil medalhas. Os 100 estudantes mais bem colocados na olimpíada serão convidados a participar de um curso de astronomia. E os cinco jovens com melhor desempenho nesse curso vão disputar a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.
Já os que se classificarem entre a sexta e a décima posições do curso vão para a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica. A OBA ainda vai escolher 30 equipes de cinco alunos para a Jornada de Foguetes e 60 jovens para a Jornada Espacial. A olimpíada é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Eletrobrás Furnas.
Apesar de a astronomia e a astrofísica serem áreas do conhecimento que intrigam as pessoas, muitos jovens sonham trabalhar em uma agência espacial. É o caso do estudante da unidade de Bonsucesso do Colégio Santa Mônica, Alexandre Espósito Junior, de 15 anos: "Desejo ser um grande astronauta e seguir os passos do professor Marcos Pontes, primeiro cosmonauta brasileiro", enfatiza esperançoso.
E para ajudar na realização do sonho de Alexandre e de todos os seus alunos que se inscreveram na OBA, a instituição promoveu aulas preparatórias essa semana. Segundo o professor responsável, Elismar Costa, o “intensivão” ensinou noções básicas de Astronomia, de Astronáutica e de Energia, além de dar destaque às novidades científicas. “Esses assuntos são pouco explorados em sala de aula”, explica.
----
Matérias similares no JC e O Dia
----
E mais:
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica Atrai Alunos do DF (Correio Braziliense)
.
Hoje teve OBA (Física na Veia)
Além das medalhas e certificados, os mais bem classificados no Nível 4 (ensino médio) vão conhecer as instalações do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Segundo João Canale, coordenador da OBA, as questões serão, em sua maioria, de raciocínio lógico.
Ele afirma ainda que a área é carente de profissionais especializados e que há poucos professores formados: “A OBA surge com o objetivo de atrair os jovens, que, no futuro, vão ser os mestres em Astrofísica”, prevê Canale.
A competição vai distribuir 30 mil medalhas. Os 100 estudantes mais bem colocados na olimpíada serão convidados a participar de um curso de astronomia. E os cinco jovens com melhor desempenho nesse curso vão disputar a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.
Já os que se classificarem entre a sexta e a décima posições do curso vão para a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica. A OBA ainda vai escolher 30 equipes de cinco alunos para a Jornada de Foguetes e 60 jovens para a Jornada Espacial. A olimpíada é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Eletrobrás Furnas.
Apesar de a astronomia e a astrofísica serem áreas do conhecimento que intrigam as pessoas, muitos jovens sonham trabalhar em uma agência espacial. É o caso do estudante da unidade de Bonsucesso do Colégio Santa Mônica, Alexandre Espósito Junior, de 15 anos: "Desejo ser um grande astronauta e seguir os passos do professor Marcos Pontes, primeiro cosmonauta brasileiro", enfatiza esperançoso.
E para ajudar na realização do sonho de Alexandre e de todos os seus alunos que se inscreveram na OBA, a instituição promoveu aulas preparatórias essa semana. Segundo o professor responsável, Elismar Costa, o “intensivão” ensinou noções básicas de Astronomia, de Astronáutica e de Energia, além de dar destaque às novidades científicas. “Esses assuntos são pouco explorados em sala de aula”, explica.
----
Matérias similares no JC e O Dia
----
E mais:
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica Atrai Alunos do DF (Correio Braziliense)
.
Hoje teve OBA (Física na Veia)
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Liceu de Barbalha Realiza dia 12 a II Jornada de Foguetes

(Brazilian Space) A Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva – Liceu de Barbalha, da cidade de Barbalha (CE), irá realizar no dia 12/05 às 13:30 a “II Jornada de Foguetes do Liceu de Barbalha”, evento este que precede a realização da “Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)” e que em 2010 teve a equipe “Voyage in Apollo 11” dentre os membros da delegação que representou o estado do Ceará na “IV Olimpíada Brasileira de Foguetes – II Jornada Nacional de Foguetes (OBFOG)”, realizada na Cidade de Passa Quatro (MG), promovida que foi pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Assinar:
Postagens (Atom)
