quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Estudantes brasileiros conquistam mais medalhas para o país

Foram duas de ouro, uma de prata e uma de bronze na Olimpíada de Matemática do Cone Sul

(JC) Enquanto o país ainda comemora a conquista da Medalha Fields pelo matemático brasileiro, Artur Avila Cordeiro de Melo, uma jovem equipe de estudantes acaba de conquistar duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze na 25ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, que encerrou hoje (21) na cidade de Atlántida, a 47 km de Montevidéu, Uruguai. A delegação também obteve as primeiras posições na classificação individual.

As medalhas de ouro foram trazidas ao país pelos estudantes Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, de 15 anos, de Vinhedo (SP) e Gabriel Toneatti Vercelli, de 16 anos, de Osasco (SP), enquanto João César Campos Vargas, de 16 anos, de Passa Tempo (MG) e Andrey Jhen Shan Chen, de 14 anos, de Campinas (SP), receberam as medalhas de prata e bronze respectivamente.

Pedro e Gabriel, medalhistas de ouro, conseguiram também a primeira e segunda colocação na classificação individual com 54 e 51 pontos respectivamente, seguidos por um estudante peruano com 50 pontos.

Os jovens foram liderados pelos professores Régis Prado Barbosa, de São Paulo (SP) e Luzinalva Miranda de Amorim, de Salvador (BA), membros da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM.

A Olimpíada do Cone Sul é uma competição que acontece anualmente, desde 1988. A edição deste ano contou com a participação de 32 estudantes de oito países. Durante o evento os estudantes tiveram a oportunidade de expandir os próprios conhecimentos por meio da troca de experiências com os estudantes dos outros países, num ambiente alegre e descontraído.

As provas
A competição é individual e teve duas provas teóricas realizadas nos dias 18 e 19 de agosto, os participantes tiveram quatro horas, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, propostos pelos países participantes e selecionados por um júri internacional, composto pelos professores líderes, um por cada país participante. Os problemas da prova envolveram disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. A soma dos pontos obtidos na solução de cada problema determinou os vencedores do certame.

Como participar da próxima Cone Sul
Os estudantes interessados em formar parte da equipe brasileira devem primeiro participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição que ocorre anualmente nas escolas públicas e privadas em todo o país. Após ter sido premiado no certame, os estudantes passam por um intenso processo de seleção, que considera a colocação conquistada na disputa nacional, além dos resultados obtidos em provas seletivas e de listas de exercícios que são resolvidas ao longo de seis meses. Os quatro estudantes mais bem colocados, e que satisfazem as exigências do regulamento da olimpíada, conquistam as vagas.

A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição nacional alcança hoje mais de 560 mil estudantes e tem desempenhado um importante papel relacionado à melhoria do ensino, descoberta de talentos para a pesquisa em matemática e seleção de estudantes que participam em competições internacionais.

A OBM conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Para outras informações visite: www.obm.org.br
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quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente prorroga inscrições até 01 de setembro

A OBSMA busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil

(JC) A coordenação geral da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) ampliou o prazo de inscrições da sétima edição até 1º de setembro de 2014. Com a prorrogação, professores e estudantes têm mais tempo para finalizar e enviar seus projetos.

Os interessados em participar com trabalhos realizados em sala de aula devem acessar o sistema de cadastro no site oficial da OBSMA. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail olimpiada@fiocruz.br

Sobre a OBSMA – A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente é um projeto educativo criado, em 2001, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz),em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Olimpíada contempla os projetos realizados por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 4º ano do Ensino Médio, incluindo os ensinos profissionalizante e de jovens e adultos (EJA), nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

A OBSMA busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Brasil conquista medalha de prata em olimpíada internacional de astronomia

Brasileiros tiveram de calcular rota de asteroide em direção à Terra. Estudantes levaram ainda 2 medalhas de bronze e 3 menções honrosas.


(G1) O Brasil conquistou uma medalha de prata por equipes na 8ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês), disputada em Suceava, na Romênia. Os estudantes do ensino médio ganharam ainda duas medalhas de bronze e três menções honrosas nas provas individuais.

A competição reuniu 208 estudantes, de 39 países. A equipe brasileira passou algumas semanas em Passa Quatro, no Sul de Minas, para se preparar para a competição. Os jovens estudaram o céu com e sem instrumentos, fizeram provas simuladas e ainda contaram com um planetário digital móvel para estudar o céu do hemisfério norte por meio de projeções.

Já na Romênia, a prova por equipe exigiu que os alunos calculassem a trajetória de dois mísseis que deveriam atingir um asteroide em uma suposta rota de colisão com a terra. Para isso era permitido apenas o uso de barbantes, massa de modelar e régua. A prova durava 90 minutos. A equipe do Canadá ficou com a medalha de ouro.

Nas provas indificuais, envolvendo exercícios práticos e teóricos de astronomia e astrofísica, os estudantes Allan dos Santos Costa, de Bauru (SP), e Daniel Mitsutani, de São Paulo, ganharam medalha de bronze. Daniel Charles Heringer Gomes, de Mogi das Cruzes (SP), Felipe Vieira Coimbra, de Teresina (PI), e Pedro Guimarães Martins (Belo Horizonte), receberam a menção honrosa. Os líderes da equipe foram os astrônomos Dr. Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFScar) e Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI).
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quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Brasil conquista 24 medalhas em mundial de Matemática

Competição na Bulgária teve participantes de 73 universidades

(Fapesp/JB) O Brasil conquistou 24 medalhas – duas de ouro, 12 de prata e 10 de bronze – na 21ª edição da Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC, na sigla em inglês), realizada de 29 de julho a 4 de agosto, em Blagoevgrad, na Bulgária.

O evento, organizado pelo University College London em parceria com a American University in Bulgaria, é uma das maiores competições de estudantes universitários do mundo. A edição deste ano teve 324 participantes de 73 universidades de vários países.

A delegação brasileira contou com representantes da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Os brasileiros que conquistaram medalha de ouro foram Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento, do ITA, e André Macieira Braga, da UFMG, com 69 pontos cada, ficando na 36ª posição na classificação individual.

As avaliações da competição foram respondidas em inglês e contemplaram problemas de álgebra, análise real e complexa, geometria e combinatória.

Mais informações em www.imc-math.org.uk.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Final Estadual São Paulo da Olimpíada Brasileira de Robótica 2014

(Agência FAPESP) A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) será realizada no dia 9 de agosto Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo (SP).

No evento, organizado pela FEI e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), robôs autônomos, construídos por estudantes dos ensinos médio e fundamental do Estado de São Paulo, terão o desafio de cumprir um percurso e resgatar uma vítima representada por uma lata de refrigerante. Participarão da competição 96 equipes.

A final estadual será realizada no ginásio poliesportivo da FEI, que fica na Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972, em São Bernardo do Campo. O evento é gratuito e aberto ao público.

Mais informações sobre a OBR em http://www.obr.org.br/

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Brasil conquista medalhas em olimpíadas internacionais


(Agência FAPESP) Estudantes brasileiros conquistaram medalhas em dois eventos internacionais ocorridos em julho. Na 45ª Olimpíada Internacional de Física, realizada entre os dias 14 e 21 em Astana, no Cazaquistão, a equipe brasileira voltou com cinco medalhas de bronze. Já na 46ª Olimpíada Internacional de Química, que reuniu entre 20 e 29 de julho 300 representantes de 75 países em Hanói, no Vietnã, os estudantes conquistaram três medalhas de bronze.

Na olimpíada de Física, o Brasil se classificou na 25ª posição entre os 85 países participantes. A seleção brasileira foi composta por Daniel Mitsutani, Matheus Carius Castro, Pedro Jorge Luz Alves Cronemberger, Gabriel Oliveira Martins e Victor da Rocha Sales.

O grande vencedor da olimpíada foi Xiaoyu Xu, da China, país que conquistou cinco medalhas de ouro. Os resultados podem ser conferidos em http://ipho2014.kz/blogs/view/1/42

Na olimpíada internacional de Química, obtiveram medalhas os estudantes Artur Souto Martins, Chan Song Moon e Kevin Eiji Iwashita.

Moon e Iwashita são egressos da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo e já conquistaram medalhas de ouro em competições paulistas e de prata na Olimpíada Brasileira de Química. Agora eles tentarão obter o ouro na 19ª Olimpíada Ibero-americana de Química, que ocorrerá em outubro em Montevidéu, no Uruguai.

Mais informações sobre a olimpíada internacional de Física podem ser obtidas no site http://ipho2014.kz/index. Dados sobre a olimpíada internacional de Química estão em http://icho2014.hus.edu.vn/